PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Secretário de Finanças de Juripiranga diz que equilíbrio financeiro é devido ao planejamento



Zé Alves, Secretário de Finanças de Juripiranga
O Secretário de Finanças de Juripiranga, José Alves, concedeu rápida entrevista à repórter Clévia Paz. 

Como a Prefeitura consegue manter em dia o calendário de pagamento de servidores e fornecedores?

Todo esse esforço de adequação financeira é fruto de um planejamento. Quando assumiu, Tom Maroja fez um levantamento das dívidas do Município e os compromissos a curto prazo, onde só com os funcionários a Prefeitura tinha uma divida de 187 mil reais, além de 500 mil reais de precatório, entre outras dívidas. O prefeito Tom Maroja convocou a equipe e fez um trabalho de planejamento e contenção de despesas que felizmente deu certo, e hoje o Município está saneado financeiramente. Já pagamos mais de 700 mil reais referentes a ações judiciais, e temos o controle absoluto da receita e da despesa, onde nossos recursos são suficientes para pagar a folha de pessoal e os compromissos com fornecedores, por isso que, graças a Deus, não devemos a ninguém.

Como a Prefeitura de Juripiranga consegue realizar eventos públicos de grande impacto, com contratação de artistas e bandas famosas, a exemplo da festa do Padroeiro e São João, cumprindo um belo calendário cultural e social durante o ano, mesmo com a crise financeira que atinge os municípios paraibanos?

O Município tinha uma previsão de recursos do Ministério do Turismo para este ano no valor de 100 mil reais para as festividades programadas. Infelizmente, de última hora, esses recursos foram vetados pelo programa de contenção de despesas do Governo Federal, mas como havia superávit nos cofres da Prefeitura, o prefeito achou por bem realizar a programação com recursos próprios, isso graças à nossa política de controle de despesas. Não tem mágica: se planejar não falta dinheiro.

Sabendo do equilíbrio também em relação aos funcionários, e tomando como parâmetro outros municípios que recebem mais recursos do FPM do que Juripiranga e estão com os salários dos servidores atrasados, como é que vocês mantêm o calendário de pagamento da folha de pessoal atualizado, sem nenhum atraso?

Tudo se resume no controle absoluto da gestão financeira. Conforme os cálculos dos nossos técnicos, se viu que não se poderia ultrapassar os limites da receita do FPM e do ICM que não significa muito em termos de valores. O prefeito Tom Maroja então adotou a decisão de não contratar pessoal além do necessário, e com isso mantemos a folha de pagamento em dia. Em alguns meses antecipamos pagamento, sendo que este ano já pagamos 50% do 13º salário a todos os servidores municipais no dia 30 de junho. 

Como tem sido o relacionamento com o Tribunal de Contas do Estado? A Prefeitura recebe orientações do TCE para manter esse equilíbrio financeiro?

Procuramos sempre os técnicos do TEC para dirimir dúvidas e orientar da melhor forma possível nossa política de pessoal e financeira.

Ao final, José Alves enviou seus cumprimentos aos demais municípios da região. “Desejo que todos os meus conterrâneos sejam felizes, e que venham a escolher gestores da qualificação e seriedade do nosso Prefeito, para que suas comunidades avancem no desenvolvimento e bem estar para a população”, finalizou.

IDH positivo
Juripiranga já esteve na lista como o pior Índice de Desenvolvimento Humano da Paraíba, e hoje esses indicadores sociais já se apresentam mais positivos em relação aos índices de pobreza e, por conseguinte, mostrando a melhoria geral da qualidade de vida de sua população, que é de 10.240 de habitantes, ocupando a 80ª (octogésima) posição de cidade mais populosa no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário