PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 16 de outubro de 2011

Itabaiana e Juripiranga perdem eleitores para São José dos Ramos

São José dos Ramos é um município que tem poucos anos de emancipação. Antes, pertencia ao município de Pilar.


É comum o eleitor morar em uma cidade e votar em outra no Vale do Paraíba, segundo indicam dados do TSE recentemente divulgados. Apesar de absurdo, o fato de moradores de Itabaiana e Juripiranga pagarem impostos e receberem assistência nesses municípios e votarem na vizinha cidade de São José dos Ramos é considerado normal na região, conforme relato dos próprios moradores. “Eleitores de Juripiranga e Itabaiana escolherem o prefeito de São José dos Ramos é uma das muitas distorções eleitorais vistas por aqui”, comenta um morador de Itabaiana que não quis se identificar.

A situação ficou clara após a divulgação de números de eleitores nessas cidades, através da Justiça Eleitoral. Em pelo menos três municípios do Vale do Paraíba, na Zona da Mata paraibana, foi registrada pelo TSE a redução do número de eleitores em 11 anos. Itabaiana, a “Rainha do Vale”, tinha 19.894 pessoas a votar em outubro de 2000. Hoje, o eleitorado está em 19.082, o que representa uma queda na ordem de 4%.

Em Juripiranga, há 11 anos, a cidade tinha 8.518 eleitores. Um pouco mais de uma década, o contingente eleitoral oscilou para baixo, chegando a 8.301, uma diminuição de 2%. As lideranças políticas atribuem a queda à migração de eleitores para municípios próximos, como Pilar e São José dos Ramos, que tiveram um aumento no eleitorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário