PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 2 de outubro de 2011

Salgado de São Félix desenvolve técnicas de apicultura





A apicultura é alternativa de renda para agricultores familiares em Salgado de São Félix, com produção de mel com alto teor de pureza e bastante nutritivo, ou seja, um produto de qualidade com aceitação garantida no mercado consumidor. A apicultura é considerada uma das grandes opções para a agricultura familiar por proporcionar a geração de emprego e o aumento de renda, aproveitando a potencialidade natural do meio ambiente e sua capacidade produtiva. 
No município de Salgado de São Felix, região do Baixo Paraíba, um grupo de agricultores familiares deixou de plantar culturas como milho e feijão e está investindo na produção de mel, que vem dando lucro e melhorando a qualidade de vida dessas famílias do campo e a economia do município.

Virgínio Félix Alves é um dos agricultores que há mais tempo produz o mel na comunidade Dois Riachos. O incentivo para criar abelhas foi dado por um grupo de missionários que, ao visitar a localidade, no final da década de 80, deixou uma centrífuga e duas colmeias. Esse foi o material suficiente para Virgínio e sua família começarem a produção. De lá para cá, nunca mais pararam. Agora, na sua família, todos trabalham e vivem da renda gerada pela apicultura. A Prefeitura vem dando o incentivo possível a aos apicultores para melhor organizar a produção que já chega a 40.000 kg/litros de mel por ano. Com 44 sócios, o mel produzido na Associação de Apicultores de Salgado de São Félix é destinado, além da Paraíba, para outros estados como Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco.

Ao longo desses anos, o escritório local da Emater, em Salgado de São Felix, foi responsável pela elaboração de dezenas de projetos do Pronaf do Banco do Nordeste. O dinheiro financiado ajudou na aquisição de equipamentos e materiais para aumentar a produção como colmeias, melgueiras, máquina de sachê e casa de extração de mel. 

O técnico da Emater local, o zootecnista Paulo Emílio Souza, explica que a assistência feita pela empresa é muito ampla. “Uma vez por semana os integrantes da associação recebem a visita de um técnico do escritório que faz a revisão, orienta sobre a manutenção dos apiários e, recentemente, iniciamos um georefenciamento desses apiários a fim de não deixá-los tão próximos. Dessa forma, temos um aumento na produção”, disse. O produto líquido já faz parte do cardápio das escolas municipais e estaduais de Salgado de São Félix. Mas a novidade é que, este ano, as mulheres dos integrantes da Associação estão diversificando a produção com a introdução na alimentação escolar de produtos como pães, biscoitos e bolos à base do mel. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário