PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 8 de maio de 2012

Governo decreta situação de emergência em Itabaiana, Salgado e Mogeiro por causa da seca


Em Mogeiro, a seca já modifica a paisagem (Foto:Maira)

O governador Ricardo Coutinho decretou, nesta segunda-feira (7), situação de emergência em 170 municípios atingidos pelos efeitos da estiagem ano no Estado, entre eles Salgado de São Félix, Mogeiro e Itabaiana, no vale do Paraíba. O objetivo é agilizar a liberação de recursos federais nas áreas de abastecimento e apoio aos agricultores que perderam suas plantações. Com a decretação da situação de emergência, os municípios terão acesso a benefícios como o Bolsa Estiagem, o crédito agrícola ou a alimentação animal.

Em Itabaiana, o Secretário de Agricultura Geraldinho entregou o cargo, alegando não ter condições de tocar as tarefas da pasta na atual situação que requer o máximo de esforço das prefeituras. A agricultura e a pecuária do município vivem sua pior crise, aumentada pela seca deste ano. Nessa situação de anormalidade, não existe nenhum plano de emergência nem qualquer programa de apoio ao agricultor, segundo fontes do Sindicato dos Produtores Rurais.

Ainda em Itabaiana, a oposição à prefeita Eurídice Moreira teme que, com a dispensa de licitação por conta do estado de emergência, os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, como locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e obras relacionadas com a reabilitação do cenário atingido pela seca serão superfaturados. “Eles ‘arrumam’ até quando exige licitação, quanto mais assim, de forma livre”, disse uma fonte local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário