PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ponto de Cultura promete “banho de cinema” em Itabaiana com o Projeto “Paraiba Cine Senhor”



Fábio, Marcos Veloso e Orlando Júnior, do projeto Paraíba Cine Senhor.


Viver, ver e respirar cinema, essa é a intenção do projeto Paraíba Cine Senhor ao chegar a uma cidade do interior paraibano, com suas oficinas de cinematografia e seu desejo de espalhar noções da sétima arte a lugares do Estado que não tem tanto acesso a esse tipo de conhecimento.

Criado em 2007, o Projeto chegará em Itabaiana no próximo ano, com oficinas diversas do campo do cinema e ao final com a realização de vídeos pelos alunos.

As oficinas ofertadas pelo projeto são: Noções de Cinema Brasileiro, A Ética no Audiovisual, Como Elaborar Projetos Audiovisuais, Fotografia para Cinema e Vídeo, Noções de Câmera, Maquiagem, Cinema e Problemática Social, Direito Autoral, Som, Introdução ao Audiovisual, Produção, Mini Mídias Digitais, Direção de Atores, Como Divulgar Meu Projeto na Mídia, Trilha Sonora, Continuidade, Direção de Arte e Figurino, Roteiro, Direção e Edição. Contando também com mostras de cinema brasileiro para escolas e uma mostra de cinema paraibano aberta ao público em geral.

Apesar de ser um projeto audiovisual, o Paraíba Cine Senhor também se preocupa com o social e a valorização da realidade local, por isso, todos os vídeos realizados pelos alunos das oficinas abordam um personagem ou fato da cidade, buscando enaltecer os valores locais e o respeito pela história regional. Além disso, vinculado oficialmente em seu inicio à Universidade Federal da Paraíba, e atualmente de forma extra-oficial, o Cine Senhor ganha ares de extensão universitária e popular, levando alunos do curso de Comunicação Social tanto como monitores, oficineiros e participantes das oficinas junto com alunos locais. Em uma proposta de formação audiovisual, tanto técnica quanto crítica.

O Projeto está sendo apoiado em Itabaiana pelo Cineclube Vladimir Carvalho, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, coordenado por Val Silva. “Iremos buscar a colaboração do futuro prefeito da cidade, Antonio Carlos, e seu Secretário de Cultura, para viabilizar este projeto em meados de março de 2013”, disse Val.

O Coordenador Geral do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, Fábio Mozart, e o vice-presidente da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, Marcos Veloso, estiveram com Orlando Júnior, do Projeto “Paraíba Cine Senhor”, para as primeiras articulações no sentido de levar o projeto para Itabaiana em 2013. 

A Petrobrás patrocina o pagamento das diárias dos oficineiros. Em contrapartida, as cidades onde o projeto se instala devem oferecer estada, alimentação e transporte para a equipe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário