PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 1 de dezembro de 2012

Gayrreiros do Vale comemora 10 anos de prevenção à AIDS na PB


JW Ferreira

O Grupo GVP (GAYRREIROS DO VALE DO PARAIBA) de Itabaiana, comemora uma década de prevenção da AIDS na região do vale do Paraíba (2002-2012). Já em 2002, O GVP divulgava o surgimento de uma nova opção para a população da região do vale do Paraíba, alertando a comunidade LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) e publico em geral para a importância do sexo seguro. Desde então, em parcerias com outras entidades da região e do estado, o GVP vem realizando diferentes ações voltadas não apenas para a comunidade LGBT, mas campanhas específicas junto aos terreiros de umbanda e candomblé, escolas, faculdades, universitários, portadores de HIV/AIDS e para a comunidade da região do vale do Paraíba, onde se situa sua sede, à Praça 24 de Maio, 05 C – centro Itabaiana PB (ao lado da igreja católica).

Com apoio dos Ministérios da Saúde, Justiça, Cultura e Educação, Secretarias de Saúde do Estado e Município, Saúde e Educação (na gestão de Babá), através de convênios e parcerias, o GVP nestes 10 anos de prevenção já distribuiu mais de 200 mil preservativos masculino, feminino e gel lubrificante, produziu uma centena de materiais informativos, incluindo cartazes, folders, cartilhas, folhetos, além de vídeos e varias exposições e cursos na área de cultura, palestras de prevenção e saúde em diversos espaços publico a exemplo de praças e sítios da zona rural. 

Segundo o fundador do GVP, JWFerreira, que foi membro de diversos fóruns e comissões estaduais e nacionais por mais de duas décadas, “no início, tivemos de enfrentar muito preconceito pois a distribuição de camisinhas era alvo de críticas e boicote. Desde os anos 80 que o movimento LGBTT cobram do poder público a disponibilização de teste de HIV, realizando coleta de sangue nos mais diversos espaços, contribuindo significativamente para o controle da AIDS.” Nos anos 2000 o GVP realizou 3 paradas pela diversidade sexual e incentivou a criação de varias ONG na região do vale do Paraíba, responsável por diversas atividades de prevenção nos eventos, a exemplo do carnaval e parcerias com blocos de rua e outros locais públicos. Hoje, a maioria desta ONGs reclama da falta de apoio governamental. “Vivemos verdadeiro apagão das políticas publicas contra a AIDS, sem financiamento e apoio indispensável para ação direta junto aos grupos mais vulneráveis,” denuncia o presidente do GVP, JW Ferreira. 

Informações: 83 8886 5012  – 9113 8756     www.gayrreiros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário