PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Salgado de São Félix comemora 51 anos de emancipação política



O  município de Salgado de São Félix,  no vale do Paraíba, comemora hoje, 5 de dezembro, 51 anos de emancipação política. Antes, era subordinado a Itabaiana, com quem faz fronteira.

Salgado de São Félix localiza-se na microregião de Itabaiana, com população estimada em 11.966 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Seu território é de 202 quilômetros quadrados.

A cidade é administrada pelo prefeito Adário Almeida, que toma posse exatamente no dia de hoje para o segundo mandato, reeleito que foi na eleição do dia 7 de outubro último.

A cidade teve origem no século XVIII, quando os padres jesuítas da Missão de Pilar construíram uma capela por volta de 1876,  no mesmo local onde hoje se situa a Igreja Matriz. 
Em 1943, então distrito de Salgado integrado ao município de Tabaiana - atualmente Itabaiana  -  passou a denominar-se de Aburá. Pela lei estadual n° 135, de  30 de setembro de 1948, o distrito de Aburá passou a denominar-se Salgado de São Félix. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Salgado de São Félix, pela lei estadual n° 2610 de 5 de dezembro de 1961, desmembrado de Itabaiana.

Por estar incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, o município sofre com as consequências da seca, devido ao baixo índice pluviométrico e a aridez do solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário