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quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Motoristas reclamam do trânsito caótico em Itabaiana




Transitar pelas ruas centrais de Itabaiana é um verdadeiro teste de paciência, segundo motoristas da cidade. O aumento do número de automóveis em circulação refletiu em todas as artérias nos últimos anos, sem que nenhuma obra de alargamento e melhoria viária tenha sido feita. As ruas estão esburacadas, sem sinalização e aparentemente sem nenhuma fiscalização por parte dos setores competentes. 

A condutora Margareth Bandeira reclama da falta de educação no trânsito dos motoristas locais. “É mais fácil dirigir nas grandes cidades. À revelia, os motoristas e motoqueiros decidem por si qual a preferencial, onde parar e estacionar e ainda têm o desplante de parar no meio da rua usando celular ou conversando com pedestre. E você atrás, esperando sua boa vontade de dar passagem. Um verdadeiro caos. E não se vê um só guarda nas ruas. Eu estou preferindo andar a pé. Aliás, não sei pra onde se vai tanto de carro na nossa tão pequenina Itabaiana”, reclamou nas redes sociais. 

As pessoas vão melhorando o padrão de vida e comprando carros, sem que os setores governamentais acompanhem a demanda, provocando caos no trânsito até em cidades pequenas como Itabaiana, com menos de 30 mil habitantes. As cidades do interior estão entupidas de motocicletas, contribuindo para piorar o tráfego. O fluxo de veículos, que aumentou demais com a facilidade de crédito, já se torna um problema nessas localidades.
Uma solução seria a municipalização do trânsito, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, em parceria com órgãos federais e estaduais. Muitos municípios, a exemplo de Sapé e Santa Rita, já assumiram a responsabilidade pelo planejamento, operação e fiscalização, tanto no perímetro urbano quanto nas estradas municipais. A Prefeitura passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação para o trânsito. 

Ouvido pela reportagem, um vereador da cidade, que preferiu não ser identificado, disse que a formulação de projeto de lei na Câmara instituindo a municipalização do trânsito em Itabaiana é assunto melindroso. “Aqui temos uma cultura de indisciplina no trânsito, e mexer com isso pode indispor o vereador com os motoristas”, explicou. Muitos gestores não gostam de tratar desse tema por razões políticas provincianas, mesmo porque grande parte da frota das pequenas cidades roda irregularmente, com documentação do veículo atrasada e até sem habilitação. “Chega uma hora em que temos que enfrentar com seriedade este problema de mobilidade urbana”, disse o condutor Severino Ramo. 

Atualmente, pouco mais de dois mil municípios brasileiros achavam-se integrados ao sistema, totalizando 60% da frota nacional de veículos.

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