PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PILAR



Sindicato participa do projeto “Minha Casa Minha Vida” para beneficiar trabalhador rural

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pilar está firmando parceria com o Ministério das Cidades e agentes financeiros, entre eles o Banco do Brasil, para viabilizar o Programa Nacional de Habitação Rural, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida, oferecendo subsídios para a construção ou reforma de imóveis aos agricultores familiares, trabalhadores e aposentados rurais. Segundo Severina José de Pontes Silva, conhecida por Bina (foto), Presidente do Sindicato, o projeto irá beneficiar o agricultor da zona rural, com financiamento até R$ 28 mil, onde cada agricultor irá pagar o valor de R$ 280 reais por ano durante o período de quatro anos, e depois desse período o contemplado ficará isento da contribuição, tendo seu imóvel quitado. “Queremos sanar o problema das casas de taipa, frequente nas zonas rurais”, disse Bina. Para ela, com moradia digna, homens e mulheres do campo ganham novo ânimo para produzir alimentos em equilíbrio com o meio ambiente, melhorando a renda, a qualidade de vida da família e a economia da região. O Sindicato vai buscar parceria para oferecem o apoio técnico e estrutural para a construção dessas moradias e cursos de capacitação e treinamento.

MELHORIAS

Bina informou que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pilar encontrava-se em situação precária quando assumiu a presidência da entidade de classe. “Não havia materiais de expediente, não tínhamos computador nem impressora, faltava até um telefone”, disse ela, acrescentando que o órgão atualmente dispõe de todos esses equipamentos. Ainda conforme Bina, o Sindicato oferece aos seus associados diversos benefícios como transporte gratuito para locomoção do agricultor caso necessite, disponibilizando ainda xerox gratuita, atendimento médico semanalmente, com aquisição da medicação no próprio Sindicato. “O agricultor não paga nada”, garante Bina.

A líder sindical acredita que o papel do sindicato é ajudar o agricultor, dando condições para que o mesmo tenha seus direitos assegurados. “Por isso faço um apelo para que os agricultores sempre se façam presente, pagando suas mensalidades em dia, pois só assim essa instituição poderá se fortalecer cada vez mais para poder executar as ações que possibilitem melhores condições para todos os associados”, afirmou.

Segundos agricultores presentes no local, ouvidos pela reportagem, os associados estão satisfeitos com a nova direção do Sindicato, pois estão vendo resultados, como a reforma completa que foi feita na sede. “Essa é a prova de que, quando se investe bem o dinheiro e se tem responsabilidade com os recursos alheios, realmente funciona”, acredita Bina. “O Sindicato vem lutando para garantir os direitos básicos do trabalhador rural, principalmente a contribuição previdenciária, salário maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros”, finalizou.

(Foto e reportagem: Evanio Teixeira)

Um comentário:

  1. EU SOU SOCIO DO CSINDICATO DESDE 1984 REALMENTE OS AGRICULTORES DE PILAR ETAR DE PARABENS POR TER UMA PRESIDENTE FEITO BINA. ELA E UMA PESSOA INTELIGENTE HONESTA E COMPETENTE POR ISSSO EU DESEJO QUE ELA FIQUE A FRENTE DESSA ENTIDADE POR MUITO TEMPO PARABENS A TODA A DIRETORIA ASS, JOSE LUIZ----DUDA O AMIGO DE TODOS

    ResponderExcluir