PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Juripiranga é uma das cidades paraibanas onde se registra mais morte de grávidas




Segundo dados da Secretaria de Saúde da Paraíba, morte de grávidas cresce mais de 83% no Estado. Em 2012, 22 casos foram registrados. Juripiranga é uma das cidades onde mais cresceu a mortalidade de gestantes. Nos últimos anos, o número de óbitos aumentou consideravelmente. Ao todo, 271 paraibanas já perderam a vida em decorrência de complicações obstétricas no Estado. Outras 29 também morreram após sofrer um aborto. Os dados são do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Além de Juripiranga, as cidades que mais tiveram registros foram João Pessoa (41), Campina Grande (28), Patos (9), Santa Rita (8), Esperança (7), Bayeux (6), Barra de Santana (4), Alhandra (4), Itaporanga (4), Seridó (3). Em Juripiranga, cinco mulheres foram a óbito durante a gravidez nos últimos anos. 

Para o ginecologista Geraldez Tomaz, membro da Sociedade de Ginecologia da Paraíba e representante do Estado na Sociedade Brasileira de Ginecologia, a mortalidade é reflexo da deficiência na realização dos exames de pré-natal. Ele explica que muitas complicações durante o parto são provocadas por doenças que poderiam ser diagnosticadas e tratadas ainda na fase gestacional.

Outro problema que também aumenta o risco de mortalidade é a realização desnecessária de cesarianas. Segundo o médico, essa cirurgia só deve ser feita em determinadas condições, mas estão sendo banalizada. Nos hospitais públicos, elas já são 30% dos partos e nos particulares, mais de 90%. Isso precisa ser revisto, porque as pacientes ficam mais suscetíveis a sofrer de infecções e de apresentar problemas de cicatrização, conta Geraldez Tomaz.

Da redação com Folha do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário