PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013



PILAR
Agricultores promovem ato público reivindicando água e ações contra a seca 


Uma mobilização de agricultores da região de Pilar está sendo realizada na manhã desta sexta-feira (01) na sede do Município, com apoio do Conselho de Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Agricultura, Sindicato da categoria e Câmara Municipal. Os manifestantes pedem que o governo federal elabore soluções ao endividamento, renda, seguro rural efetivo e ao acesso à irrigação, como reparação ao prejuízo decorrente da estiagem que afeta a região, além de mais ações da prefeitura local para amenizar os problemas causados pela seca no meio rural.

Segundo a organização do ato, o deputado federal Luiz Couto (PT) foi convidado para estar presente como representante político do Governo, para ajudar na mobilização dos produtores rurais e levar as reivindicações à presidenta Dilma e órgãos públicos. A Tribuna manteve contato com a assessoria do deputado, que informou que o mesmo não estará na Paraíba neste final de semana, pois cumprirá agenda do seu partido em Brasília. “Nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade para as imensas dificuldades por que passam nossos agricultores, pequenos produtores rurais assolados pela estiagem que já dura mais de um ano, com prejuízos incalculáveis”, informou Bina, presidente do Sindicato.

Até pouco antes das 8h, não se possui ainda uma estimativa de presença de público no local do ato, no centro de Pilar. Pelos cálculos do Sindicato, mais de quinhentos agricultores deverão estar presentes na manifestação. 

SECA NA PARAÍBA

Aproximadamente 390 mil paraibanos sofrem os efeitos da seca, em 73 municípios que decretaram situação de emergência, no Sertão e até em áreas de plena Zona da Mata, a exemplo de Pilar. Segundo a Defesa Civil Estadual, 130 cidades da Paraíba estão sendo abastecidas por carros-pipas, entre elas, Pilar e Rio Tinto, localizadas na Zona da Mata, mas que vivem altas temperaturas e sofrem com a escassez de água como se fossem regiões do Sertão. A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) iniciou uma Campanha de Fiscalização para o uso racional dos recursos hídricos e a proteção dos mananciais da Paraíba. Alguns deles, como o açude Boqueirão, estão sendo poluídos e isso ameaça a saúde de milhares de pessoas no Estado.

(Reportagem: Evanio Teixeira)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário