PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Patrimônio Histórico investe na preservação das Itacoatiaras do Ingá


Ingá do Bacamarte


A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB) disponibiliza R$ 250.000,00  em Plano de Ação que visa preservar o Sítio Arqueológico das Itacoatiaras do Ingá. No dia 06 de fevereiro, às 15h, no auditório do Centro de Apoio no local do próprio Sítio das Itacoatiaras do Ingá haverá uma apresentação do Plano de Ação.

Em 2012 foi lançado o edital de licitação com o objetivo de executar o Plano de Ação objetivando a preservação do Sitio Arqueológico das Itacoatiaras do Ingá, tendo como principais atividades a sondagem, prospecção e escavações arqueológicas em área de 41,25 hectares de extensão e atividades de conservação do Painel Principal. O Iphan-PB terá, ainda, dentro de suas competências a fiscalização da execução e do cumprimento das atividades previstas no Plano de Ação.

No dia 1º de fevereiro chegou à cidade de Ingá uma equipe formada por 20 profissionais sob a coordenação da Arqueômetra Dra. Conceição Lage, Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o início das ações previstas no Plano de Ação. Serão realizadas pesquisas e estudos científicos na área do referido Sítio Arqueológico Itacoatiaras do Ingá. A prefeitura de Ingá, através de sua Secretaria de Turismo, vem colaborando na logística das atividades.

A equipe contratada pelo Iphan-PB conta com o reforço de estudantes do curso de Mestrado em Arqueologia e professores da UFPI com objetivo de dar mais agilidade ao desenvolvimento das atividades arqueológicas, e assim alcançar resultados antes das possíveis cheias do Rio Ingá no período de chuvas.

O Plano também enseja contribuir e interagir com a população local através da promoção de palestras e visitas monitoradas por técnicos para alunos da rede pública municipal, produção de um registro videográfico das atividades realizadas e a produção de uma publicação sobre a pesquisa.

Tal esforço constitui em preservar o patrimônio arqueológico com ações de conservação do Painel Principal; promover o bem cultural com atividades de Educação Patrimonial; e ainda estudar o entorno dessas rochas esculpidas, através de prospecções, sondagens e escavações arqueológicas em toda a área do futuro Parque Estadual Itacoatiaras do Ingá, de modo a agregar conhecimento acerca dos hábitos culturais e sociais dessa sociedade pretérita que ali habitava e deixou suas marcas, hoje reconhecidas pela comunidade científica internacional.

A Superintendência do Iphan-PB e a equipe técnica da pesquisa  aguardam a presença da imprensa e interessados pesquisadores, representantes institucionais para fornecer informações detalhadas.

Cândida Farias
Estagiária de Comunicação do Iphan-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário