PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Vereadores de Itabaiana apresentam projeto pioneiro na abertura dos trabalhos legislativos




Na primeira sessão da Câmara de Itabaiana, realizada em 19 de fevereiro, os vereadores Ubiratan Correia, Rosane Almeida, Preto e Júnior Pacheco iniciaram a nova legislatura com a apresentação de um projeto pioneiro que tem por objetivo aproximar a comunidade do Legislativo. Trata-se da Câmara Itinerante, cujo projeto determina que, uma vez por mês, a Câmara Municipal realize as reuniões em um dos bairros da cidade ou comunidades rurais. Dessa forma, a população, que geralmente não tem acesso às reuniões ordinárias, fica conhecendo um pouco das normas da Câmara. “Essa também é a oportunidade para que o eleitor veja a atuação do vereador em que votou, tanto em relação aos projetos em votação quanto em relação às indicações feitas ao Executivo”, explicou Ubiratan. 

Ainda conforme o projeto, abre-se espaço para a participação popular através da Audiência Pública, quando membros e líderes da comunidade ocupam a tribuna e apresentam suas propostas, sugestões e reivindicações aos vereadores. As reuniões passam a abordar um tema específico, de acordo com os interesses do público participante. “A grande vantagem dessa inovação está na possibilidade de se discutir com o cidadão as leis municipais que interessam a cada setor”, disse Ubiratan.

Na mesma sessão, Ubiratan  apresentou projeto que obriga a identificação de veículos a serviço de repartições públicas municipais, solicitou a ampliação do cemitério e pediu ao Governo do Estado a implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Itabaiana, para servir à região do vale do Paraíba. 

COMUNICAÇÃO

O vereador Preto solicitou ao Presidente da Mesa, Welingson, que providenciasse meios para que as sessões da Câmara fossem transmitidas pelas mídias radiofônicas locais e pela internet. Saudando aos colegas, Preto, afirmou que espera do atual prefeito, Antonio Carlos Melo Júnior, uma boa administração. “Fico torcendo para que o prefeito acerte e faça o melhor por Itabaiana”, disse ele.

Ocuparam ainda a tribuna os vereadores Rosane Almeida, Lula do Mangaio, Júnior Pacheco, Pastor Ronaldo, Zé do Curtume e Semeão. Debutando na função, Rosane agradeceu aos eleitores e fez um apelo ao Presidente da Mesa para que não se conduza influenciado por pessoas estranhas ao ambiente do Legislativo.

Na oportunidade, o Vereador Zé do Curtume apresentou o requerimento para a construção do calçamento de duas ruas, enquanto Pastor Ronaldo pediu ao prefeito a construção de praça na vila de Guarita.

O vereador Lula do Mangaio criticou o Governador Ricardo Coutinho, pedindo mais atenção para a obra da ponte situada entre Boqueirão e Itabaiana. Júnior Pacheco mostrou sua preocupação com as galerias pluviais da cidade. Segundo ele, “o inverno está chegando e as galerias estão quase todas entupidas, portanto pedimos ao prefeito a realização desse serviço. Para ele, o prefeito Antonio Carlos tem a obrigação de inovar, ser criativo e operante, “e não fazer o básico, porque Itabaiana precisa mais do que isso”.

O último a falar foi o vereador Semeão, outro novato na bancada, que foi bastante lacônico. Disse apenas: “Não sou oposição nem situação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário