PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ator itabaianense ministra oficina de cultura popular em João Pessoa


Ed Gonchá e o grupo MOCA (sexto, da esquerda para a direita)


O ator Ed Gonchá esteve reunido com o Grupo de Teatro MOCA, de João Pessoa, a convite do diretor Roberto Cartaxo, onde ministrou oficina de brincante para os atores da nova montagem do grupo, “Nua na igreja”, um texto de Tarcísio Pereira.

O grupo pretende buscar uma nova visão do espetáculo a partir das manifestações folclóricas do Nordeste. Quais as relações entre teatro e cultura popular? Que estética, que poética, que ética surgem destas relações? São algumas perguntas trabalhadas no grupo, que também praticaram dança, cantaram músicas regionais “e muita produção de energia onde o corpo faz parte de uma partitura coletiva”, disse Gonchá. Segundo Carlos Branco, um dos atores participantes, “conhecer o brincante através dessa oficina é conhecer a mim mesmo em outro modo que eu não conhecia.”  

Edglês Gonçalves ou Ed Gonchá, como é chamado no meio artístico, é ator, produtor cultural em teatro e audiovisual e arte-educador social. Começou sua trajetória na Companhia de Teatro Palco da Vida, e hoje integra o elenco do GETI - Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, do Grupo de Teatro MOCA, e da Companhia Argonauta – Teatro.  Participou das XI, XII, XV, XVI edições da Mostra de Teatro e Dança do Estado da Paraíba. Foi coordenador da Casa de Cultura Zé Preto Aboiador, no município de São José dos Ramos, onde atuou como produtor do documentário Som do Aboio sob a direção de Adriano Roberto. Atuou no curta-metragem Candeeiros. É monitor do núcleo de artes cênicas do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário