PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 19 de maio de 2013

Nova procuradora de Justiça é empossada no Ministério Público da Paraíba




O Colégio de Procuradores do Ministério Público da Paraíba (MPPB) deu posse, na tarde desta sexta-feira (17), à nova procuradora de Justiça da instituição: Vasti Cléa Marinho Costa Lopes. Ela foi promovida na última terça-feira (14) por merecimento (pontuação), escolhida para o cargo dentre uma lista tríplice que era formada ainda pelos promotores de Justiça Flávio Wanderley da Nóbrega de Vasconcellos e Herbert Douglas Targino. Foram nove candidatos ao cargo e os três foram os que mais pontuaram na avaliação feita pelo Conselho Superior da instituição.

A sessão solene do Colégio de Procuradores para a posse da nova procuradora, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Oswaldo trigueiro do Valle Filho, foi realizada na Sala de Sessões da Procuradoria Geral de Justiça, em João Pessoa, e contou com a presença de vários membros da instituição, de convidados e familiares da empossada.

Vasti Cléa Lopes ingressou no Ministério Público em 1988. Foi promotora de Justiça em Soledade (1988), Patos (1991), Campina Grande (1991), Boqueirão (1993), Sumé (1999), Bananeiras (2002) e em João Pessoa (2002). Atualmente, ocupava a função de promotora-corregedora-auxiliar da Corregedoria Geral do Ministério Público paraibano.


Na solenidade, a nova procuradora foi conduzida ao plenário da sessão pelos procuradores de Justiça Marcos Navarro e Marilene Carvalho. Após seu juramento, foi lido o seu termo de posse pela segunda-subprocuradora de Justiça Kátia Rejane, secretária do Colégio de Procuradores. Em seguida, o procurador de Justiça Doriel Veloso fez seu discurso de saudação. “É bom vê-la no cargo. Conheço de perto sua atuação na instituição, onde fez tudo com muita dedicação e esforço. Por isso dou-lhe as boas-vindas em nome do Colégio”, disse Doriel Veloso, iniciando seu discurso citando um versículo bíblico que falava da forja da prata; encerrando citando Rui Barbosa, num texto que falava de oração e trabalho.


Depois de Técio Oliveira Ramos dar suas saudações em nome da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), a própria empossada discursos, enfatizando seus agradecimentos à família e amigos, principalmente na figura do seu pai, que se encontrava nas galerias da Sala de Sessões e se emocionou com as palavras e lembranças da filha.

Em seu discurso, Vasti Cléa lembrou que, há 25 anos, ingressava no Ministério Público num momento de conquistas, já que a instituição ganhava sua autonomia com o advento da Constituição de 1988. E que agora chegava ao cargo de procuradora de Justiça num momento de ameaças ao Ministério público. “Somos uma criação que deu certo e hoje pagamos o preço da ousadia, por termos ficado do lado dos mais fracos”, discursou, numa alusão à PEC 37, que tenta tirar o poder de investigação do Ministério Público. “Somente a paixão que nos faz forte e invencíveis na adversidade”.

“Gratidão e responsabilidade para compor este colegiado extremamente qualificado”, resumia, no início da semana, a nova procuradora de Justiça, ao ser escolhida na sessão ordinária do Conselho Superior do MPPB para o cargo de 2º procurador de Justiça Cível, em substituição à procuradora de Justiça Sônia Alcoforado, que se aposentou.



MPPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário