PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 30 de junho de 2013

JURIPIRANGA



Quadrilha junina inova e leva cultura de raiz à população


A Quadrilha Junina Macambira, da cidade de Juripiranga, implantou mais uma vez o projeto “Se o povo não vai até à cultura, a cultura vai até o povo", que consiste  em apresentações e ensaios do grupo folclórico nas comunidades. Toda quarta-feira eles se apresentam em ruas diferentes, levando a tradição das danças do ciclo junino para todos os moradores da cidade, em projeto idealizado pela Associação Cultural de Juripiranga e prefeitura local. 

A quadrilha Macambira tem atuação destacada na Paraíba, participando dos principais concursos, além de figurar na programação das festas mais famosas, como o São João de Campina Grande, o mais famoso evento junino do país. 

A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas, dançada, principalmente, na região Nordeste do Brasil. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, a quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se, saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário