PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Itabaiana fica de fora de programa sobre Robótica Educativa

Professor Severino Lourenço

O Município de Itabaiana ficou de fora da parceria que os governos federal e estadual estão fazendo para a implantação do programa de Robótica Educativa para escolas estaduais. Quem informa é o professor Severino Lourenço, responsável pelo programa em Mogeiro, Ingá, Itatuba, Natuba, Aroeiras, Umbuzeiro, Serra Redonda e Massaranduba. O programa é destinado ao ensino médio em 150 cidades paraibanas.

Ainda conforme o professor Lourenço, a robótica educativa é uma aplicação da tecnologia na área pedagógica, sendo mais um instrumento que oferece aos participantes, no caso, os alunos, a oportunidade de vivenciar experiências semelhantes às que terão na vida real, dando a estes a chance de solucionar problemas difíceis mais do que observar formas de solução.

A robótica tem grande potencial como ferramenta interdisciplinar, visto que a construção de um novo mecanismo, ou a solução de um novo problema, freqüentemente extrapola a sala de aula. Na tentativa natural de buscar uma solução, o aluno questiona professores de outras disciplinas que podem ajudá-lo a encontrar o caminho mais indicado para a solução do seu problema. A robótica, então, assume o papel de uma ponte que possibilite religar fronteiras anteriormente estabelecidas, agindo como um elemento de coesão dentro do currículo das escolas.


O professor Severino Lourenço é conhecido pelo seu trabalho voluntário em reforço escolar para jovens carentes que se inscrevem em concursos públicos. “Quero levar esse importante programa para o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, pois tenho o material e poderemos ajudar muitos alunos a transformar a aprendizagem em algo divertido, principalmente a matemática e a física”, disse Severino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário