PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ministério da Saúde prioriza saúde em Ingá, Juripiranga, Salgado e São José dos Ramos



Ministro anuncia programa de saúde do Governo


As cidades de Ingá, Juripiranga, Salgado de São Félix e São José dos Ramos, no vale do Paraíba, estão na lista dos municípios que terão prioridade no programa Mais Médicos para o Brasil, do Governo Federal. Esses municípios receberão investimentos em infraestrutura e profissionais médicos, muitos dos quais oriundos de países como Cuba.
Para selecionar e levar os profissionais a essas regiões carentes, o Governo Federal lançou ontem três editais: um para atração de médicos; outro para adesão dos municípios que desejam admití-los; e um último para selecionar as instituições supervisoras.
Será aceita a participação de médicos formados no Brasil, que terão prioridade no preenchimento das vagas e também a de graduados em outros países, com preferência para brasileiros. Os estrangeiros só ocuparão as vagas remanescentes após a escolha destes dois grupos.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, levar os médicos para as periferias e regiões do interior pode resolver até 80% dos problemas de saúde da população, mesmo que ainda haja deficiências na infraestrutura das unidades de saúde desses locais.
“Temos que acabar com essa visão de que saúde só se faz dentro de hospital. A atenção básica com qualidade, com médico bem preparado para acompanhar o paciente resolve 80% dos problemas de saúde da população. Isso é importante para reduzir a lotação dos hospitais regionais. O sistema que estácentrado no hospital é um sistema doente. Com os médicos presentes no interior, eles podem dar apoio a centros de especialidades, trabalhar através da telemedicina e dar suporte aos hospitais de referência”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário