PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 17 de agosto de 2013

ITABAIANA

Presidente do Conselho Municipal de Cultura foi inabilitada no curso de formação de gestores culturais

Embora exercendo o cargo de Presidente do Conselho de Cultura de Itabaiana, a atriz Das Dores Neta (foto) foi inabilitada no curso de formação de gestores culturais promovido pela Secretaria de Cultura. Ativista cultural há mais de uma década, Das Dores trabalha no setor cultural da 12ª Regional de Educação. “Estamos realizando a II Mostra Cultural da 12ª GRE, projeto idealizado por mim, que gostaria de fazer muito por meu município e para isto é preciso dar oportunidade a quem realmente tem interesse com a cultura e não com os partidos”, disse Das Dores, acreditando que a seleção dos participantes deste curso teve direcionamento político. Itabaiana será representada neste curso pelo ator Edglês Gonçalves, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

Alcemir Freire, Secretário de Cultura de Lagoa de Dentro, foi outro que, ao ser inabilitado, questionou a seleção dos participantes do curso. “É muito inquietante esta postura do governo estadual na condução dessa seleção, pois não temos clareza dos critérios, nem das notas de cada pessoa selecionada. No meu caso, conheço poucas pessoas da região do brejo que foram selecionadas, e várias de João Pessoa incluídas, num completo desrespeito à proporcionalidade das regiões”, afirmou Alcemir.

O pessoal do Ponto de Cultura Liga da Cultura, de Mari, também reclamou por não ter nenhum representante da cidade no curso de formação de gestores culturais. Sandra Medeiros, do Ponto de Cultura de Nova Palmeiras, é outra candidata que não se conforma por ter sido excluída da seleção. “Preciso saber porque fui inabilitada, para que assim eu possa fazer o pedido de recurso”, afirmou ela.

Inscreveram-se 434 candidatos para ocuparem as 300 vagas oferecidas pelo curso, que foram distribuídas por seis regiões do Estado, considerando as regiões do Litoral, Brejo, Cariri, Curimataú/Seridó, Agreste/Borborema e Sertão. No total, 75 municípios paraibanos foram contemplados através dos selecionados para o curso.

No dia 31 de agosto, no Teatro Municipal Severino Cabral, acontecerá a Aula Inaugural. Na ocasião, acontecerá a mesa de abertura, uma palestra com a Secretária de Economia Criativa, Cláudia Leitão, e a apresentação da metodologia e uma introdução a plataforma de ensino à distância utilizada pelo curso.

As aulas efetivas iniciarão a partir do dia 9 de setembro, e seus conteúdos organizados em sete módulos sobre cultura e gestão cultural: Políticas públicas de cultura / Sistema nacional de cultura; Diversidade e desenvolvimento cultural; Planejamento e gestão cultural; Elaboração de projetos, editais e táticas para o desenvolvimento da cultura; Licitação Prestação de Contas e Convênios; SICONV e SalicWeb e para finalizar um seminário de apresentação dos projetos de intervenção na ação cultural dos municípios.

A realização do curso é uma parceria com o Ministério da Cultura, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB) e a Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba (Funetec-PB). O curso é realizado como parte integrante da implantação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no Estado e tem por objetivo a formação de gestores culturais dos poderes públicos municipais, estaduais e da sociedade civil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário