PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

População reclama do excesso de feriados em Itabaiana



Centro comercial de Itabaiana vazio nos feriados


Alguns setores, como os de entretenimento e turismo, até comemoram os feriados, mas os dias de folga custarão à economia brasileira em 2013 uma cifra correspondente ao PIB do Paraná e superior ao de toda a região Norte. Segundo cálculo do economista Gabriel Leal de Barros, da FGV, peso o dos feriados nacionais em dias úteis será de 3,1% no PIB de 2013 -o equivalente a R$ 166 bilhões. 

Nas cidades do interior, onde a economia é bastante frágil, o excesso de feriados tem um custo razoável. O Executivo Municipal considera o dia como ponto facultativo, mas os comerciantes que resolverem abrir as portas terão que pagar horas extras em 100% aos trabalhadores. Além disso, é obrigatória a concessão de mais um dia de folga aos seus empregados, nos 30 dias seguintes.

Em Itabaiana, onde foi feriado no dia de ontem (08), parcela da população não concorda com o excesso de feriados. Para o professor de informática Antonio Costta, a cidade é recordista, no Vale do Paraíba, em feriados municipais. “Só em homenagem a ex-prefeitos falecidos temos quatro feriados. Nada contra os ex-prefeitos homenageados, mas daqui a alguns anos, quantos feriados desta natureza, ainda serão criados pela Câmara Municipal?”,indaga. Ele garante que um dia feriado pára a cidade, as escolas, as repartições públicas, os bancos não funcionam e boa parte do comércio também fecha suas portas, prejudicando assim o desenvolvimento do município. Em Itabaiana tem até feriado no Dia da Evangelização.

Conforme especialistas em legislação, os municípios só podem promulgar até quatro feriados. Portanto, a Câmara de Vereadores já ultrapassou a sua cota, que era de apenas quatro datas, invadindo assim a esfera de competência da União, o que é inconstitucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário