PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Itabaiana terá implantação do Programa “Água para todos”




Prefeito Antonio Carlos em Brasília, com os vereadores (Foto: Ascom)

Nesta terça-feira (10), em Brasília, o prefeito de Itabaiana, Antonio Carlos Melo Júnior, esteve despachando com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, cuja pauta mais importante foi a implantação do Programa “Água para todos”. Participaram da reunião os vereadores Geisimar Rodrigues, o Preto, Wellington Chaves, Baiaco e Semeão Rodrigues, além de Júnior Pacheco, os quais garantiram seu apoio político para as demandas do Executivo Municipal junto aos órgãos públicos na Capital Federal.

Com a garantia da instalação do projeto “Água para todos”, será formado um comitê para auxiliar a equipe técnica na seleção das comunidades, cujas famílias serão beneficiadas  e cadastradas junto ao Sistema Simplificado de Abastecimento de Água,  priorizando a indicação das comunidades beneficiarias. “Acredito que isso vai ajudar e muito a melhorar o abastecimento de água no município” frisou o prefeito Antonio Carlos.


O Programa Água para Todos é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional em parceria com estados e prefeituras. O principal objetivo do programa é viabilizar o acesso ao uso da água, priorizando aqueles que vivem na área rural em situação de extrema pobreza. Foi concebido pelo Governo Federal a partir da necessidade de se universalizar o acesso e uso de água para populações carentes, residentes em comunidades rurais não atendidas por este serviço público essencial, atendidas por sistemas de abastecimento deficitários ou, ainda, que recebam abastecimento difuso.


Com o programa, as comunidades rurais de Itabaiana terão a instalação de cisternas de consumo e de produção, sistemas coletivos de abastecimento de água, kits de irrigação e até a construção de pequenas barragens, garantindo o amplo acesso à água para as populações rurais dispersas e em situação de extrema pobreza, seja para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais, possibilitando a geração de excedentes comercializáveis para a ampliação da renda familiar dos produtores rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário