PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 1 de setembro de 2013

Projeto literário ecológico será realizado em Itabaiana




Itabaiana foi selecionada pelo Instituto Psia, juntamente com 58 cidades das cinco regiões brasileiras, para participar da Mobilização Nacional: Um poema em cada árvore, que acontecerá em 21 de setembro de 2013, no dia da árvore. Esse projeto, que utiliza árvores como suporte de leitura, nas quais são pendurados poemas para serem lidos pelos passantes, tem como objetivo não apenas chamar a atenção da sociedade para a preservação da natureza, mas também o incentivo à leitura, à conquista de novos espaços de fruição poética, a ampliação do acesso da população à poesia, a divulgação do trabalho de poetas desconhecidos do grande público e a contribuição na elevação do índice de leitura em nosso país.

O Instituto Psia é uma associação cultural fundada em 14 de julho de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais, e tem por finalidade realizar ações de arte e cultura com o objetivo de contribuir para a ampliação do acesso à cultura e proporcionar a construção da cidadania.

O Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas premiadas com o Prêmio Vivaleitura 2011, concedido pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ministério da Cultura, Ministério da Educação e Fundação Santillana.
  
Na Paraíba, o Instituto selecionou apenas cinco cidades para participar dessa mobilização nacional: Campina Grande, Boqueirão, Uirauna, Itabaiana e Cruz do Espírito Santo. Em Itabaiana a mobilização será coordenada pelo poeta Antonio Costta.

No dia em que se comemora o Dia da árvore, seremos juntos uma rede poetas, educadores, agentes culturais e sociais, cidadãos mobilizados em levar a poesia aonde o povo está.

A ação Um poema em cada árvore será composta de até 25 poemas de poetas locais, selecionados pelo Articulador Local.

Em Itabaiana os poetas que desejarem participar devem entrar em contato com o articulador Antonio Costta pelo telefone 9186-5519, pelo e-mail poetaac@ig.com.br ou pelo seu Facebook. 

· É importante que cada poema digitado caiba em apenas uma folha de papel A4 (quanto menor o poema mais adequado fica ao formato da ação,no entanto, não há impedimento para poemas maiores, desde que caibam em uma folha de papel A4 quando digitados em fonte arial tamanho 16).

Os textos deverão ser entregues até o dia 15 deste mês.

O local da exposição dos 25 poemas selecionados será nas árvores da Praça Epitácio Pessoa (dia 21), no Centro de Itabaiana. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário