PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Protecionistas protestam contra realização de rodeio em Itabaiana


Grupos de protecionistas de Itabaiana e outras localidades estão se mobilizando para protestar contra a realização de rodeio na cidade, programado para os dias 12, 13 e 14 de setembro, dentro do Circuito Nacional de Rodeios. O espetáculo de montaria em touros e cavalos tem fortes componentes de maus tratos aos animais, segundo as associações de proteção. “Os bois, touros e cavalos expostos nas arenas são forçados a se comportar de maneira violenta e não natural. Enquanto o som alto e a multidão ajudam a aumentar o nível de estresse dos bichos, ferramentas de tortura são usadas para enfurecê-los nas competições, onde sua integridade física corre alto risco, o que pode até levá-lo à morte”, explicou Margaret Bandeira, defensora dos animais em Itabaiana. Segundo a Professora Dra. Irvênia Prada, da USP, “não ocorre apenas a ‘sensação’ de dor orgânica, como também o sofrimento mental, emocional, porque os animais se sentem ameaçados e perseguidos”. “Estamos planejando uma mobilização contra esse crime de maus tratos aos animais”, afirmou Margaret.

Segundo Williams Rodrigues, integrante da comissão de Marketing e produção de eventos, o Circuito Nacional de Rodeios promete uma mega estrutura para a festa do peão em Itabaiana. Além do rodeio, haverá show todas as noites com bandas e artistas regionais. O Circuito Nacional de Rodeio está contando com o apoio da prefeitura municipal de Itabaiana, como acontece em todas as cidades onde o show é montado.

O controvertido esporte vem colecionando inimigos entre os protecionistas e já tramita no Congresso um projeto de lei proibindo a perseguição de animais durante rodeios em todo o país, o que atingiria a prova do tiro de laço, a mais disputada entre as competições. O projeto é de autoria do deputado federal Ricardo Trípoli, de São Paulo. “Eu acho que onde tem os maus-tratos de animais, nós devemos abolir esse processo e retirá-los. Era uma cultura brasileira a escravidão e não é mais hoje”, argumenta o deputado.


Em Fortaleza, Ceará, a vereadora Toinha Rocha apresentou projeto que proíbe a realização de vaquejadas e rodeios em Fortaleza. Além da promoção dos eventos, o projeto da parlamentar proíbe ainda a divulgação e publicidade desse tipo de prática no Município.

Um comentário:

  1. Quero aqui fazer um convite aos amigos defensores dos animais a quem quero parabenizar pela luta e ao mesmo tempo quero dizer que os animais não sofrem nenhum dano até porque nossos animais são tratados com muito zelo, recebendo atenção especial no quesito, assistência veterinária, alimentação a base de vitaminas e rações balanceadas, são animais caros e bem tratados e fica aqui meu convite a todos para ver de perto nossos animais, realizamos montarias, mesa da amargura e pega do garrote,pior do que o rodeio são essas lutas de UFC onde dois homens se agridem ao ponto de quebrar os ossos um do outro deveria ter sim era uma LEI que proibisse esse tipo de esporte..estão olhando o menos e esquecendo o pior de todos os esportes..A LUTA IRRACIONAL ENTRE HUMANOS.. . no mais abraços a todos e estão convidados.

    ResponderExcluir