PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

BATALHA CONTRA O CÂNCER DE MAMA NAS ESCOLAS



Educadores se mobilizam para o “Outubro rosa” em Itabaiana

 
Pessoal da 12ª Gerência Regional de Ensino vestindo a camisa do "Outubro rosa"

Professores da rede estadual de municípios que abrangem a 12.ª Gerência Regional de Ensino estão iniciando campanha para mobilizar as escolas no sentido de dar visibilidade ao “Outubro rosa” com uma passeata no final do mês em Itabaiana, entre outras atividades. As técnicas da 12ª Regional estão empenhadas em promover o maior número de palestras e outras ações de mobilização na luta contra o câncer de mama.

O “Outubro rosa” é uma campanha mundial que alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mana, mobilizando empresas e órgãos públicos que possam dar contribuições em relação a esta ação. É um movimento popular reconhecido internacionalmente, originário nos Estados Unidos em 1997, com o objetivo de disseminar a importância da prevenção do câncer de mama. Atualmente é comemorado em todo o mundo e o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para este ano é para 640 novos casos de câncer de mama na Paraíba, 250 só em João Pessoa.  Com relação ao câncer de colo de útero, a estimativa é de 320 novos casos no Estado e 80 na Capital. Dados da Gerência Operacional de Resposta Rápida da Secretaria de Estado da Saúde apontam que no período de 2008 a 2012, foram registrados 987 óbitos na Paraíba enquanto o câncer de colo de útero foi responsável por 450 mortes.

A Secretaria de Estado da Saúde está encaminhando ofício a todas as Gerências Regionais de Saúde solicitando a adesão dos municípios à campanha para que os gestores também desenvolvam ações educativas e preventivas em alusão ao tema.

Prevenção – A mamografia é a segunda maior arma de combate ao câncer de mama. Existem várias maneiras de se cuidar e o auto exame não é a única. Com a mamografia, é possível reduzir em 20% as chances de desenvolver a doença e garantir 98% de chance de cura, caso a doença se desenvolva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário