PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ITABAIANA

Ministério Público investiga fraudes supostamente cometidas na gestão da ex-prefeita Dida

O Município de Itabaiana está entre os mais de 90 investigados pelo Ministério Público da Paraíba que está apurando fraudes em licitações públicas. A informação consta na edição impressa do Jornal da Paraíba deste sábado (12) que publicou uma extensa reportagem sobre o inquérito realizado a partir da operação “Transparência” deflagrada em 2009 pelo Ministério Público Federal.

O inquérito é um desdobramento das investigações do Ministério Público Federal (MPF) a partir da operação ‘Transparência’, deflagrada em 2009. Segundo os autos do processo do MPF, 23 empresas chegaram a ser investigadas. Os contratos com essas empresas levaram o órgão a investigar mais de 90 municípios que tiveram pelo menos dois contratos com cada uma dessas empresas, entre eles Itabaiana, durante a gestão da ex-prefeita Dida Moreira.

Os fatos sob apuração do MPF apontam para um possível esquema criminoso, devidamente arquitetado, consistente na falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, crimes contra a ordem tributária, formação de quadrilha, fraude em licitações públicas, desvio de verbas públicas e lavagem de capitais, com a constituição de várias firmas ‘fantasmas’, as quais eram utilizadas em vários municípios e órgãos públicos. De acordo com os autos, os agentes burlavam os certames licitatórios das prefeituras paraibanas com a participação de prefeitos e de secretários municipais, entre outros servidores, em fatos ocorridos entre 2006 e 2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário