PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ITABAIANA

Centro da cidade há décadas passadas. Itabaiana atualmente concentra um forte comércio que atrai consumidores da região do vale do Paraíba.


Projeto pretende concentrar feriados em uma data única


A população de Itabaiana tem reclamado dos feriados criados pela Câmara Municipal para lembrar as mortes de ex-prefeitos do município. Segundo o pensamento majoritário dos habitantes, consignado inclusive nas redes sociais, o excesso de feriados emperra a economia e a educação.

Para os defensores da ideia de diminuir os feriados municipais, seria conveniente deslocar todos para uma data única, que seria, no caso, o 2 de novembro, dia dos mortos e, portanto, data conveniente para lembrança dos finados ilustres da cidade.

O projeto já tramita com discrição entre alguns vereadores, modificando essas datas. A proposta, se der entrada na Câmara, deverá ser avaliada e aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça.

Para cada feriado municipal, os comerciantes que resolverem abrir as portas terão que pagar horas extras em 100% aos trabalhadores. Além disso, é obrigatória a concessão de mais um dia de folga aos seus empregados, nos 30 dias seguintes. Comerciantes da cidade entendem que os feriados acabam pesando no bolso dos empregadores.

A Constituição Federal, em seu artigo 22, atribui competência exclusiva da União para legislar sobre os feriados, dividindo-os em civis e religiosos. A Lei Federal 9.093/95, que regulamentou a matéria, delegou a estados e municípios parciais poderes para legislar sobre feriados, podendo declarar quatro datas como feriados religiosos municipais, e somente quatro, e dentre eles, obrigatoriamente, deverá estar a Sexta-Feira da Paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário