PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Artista itabaianense leiloa quadro para ajudar instituição cultural de sua terra

O leilão de um quadro de sua autoria já está sendo realizado via internet, através do blog do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e pelas redes sociais. O projeto beneficente é do pintor Otto Cavalcanti (foto), e a verba será usada para custear a instalação de cobertura na área externa do Ponto de Cultura, localizado em Itabaiana.
"Só temos a agradecer ao mestre Otto por reconhecer o valor do trabalho da organização não governamental que toca o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, que é a Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, esperando que em 2014 tenhamos condições de inaugurar a área externa com o teatro de bolso e espaço para realização de oficinas de arte”, disse Cassiana Meneses, diretora da entidade.
O quadro leiloado é uma aquarela intitulada “Objetividad hidroforma”, obra original do artista plástico hispano brasileiro Otto Cavalcanti, nas dimensões 41 X 30m, pintado em 11 de outubro de 2010, cujo lance inicial é de R$ 400 reais.

Otto Cavalcanti nasceu em Itabaiana, na Paraíba, em 1930. No início dos anos 50, trabalhou como ilustrador publicitário no Rio de Janeiro. Nessa época, seus retratos são influenciados por Modigliani. Seus primeiros temas favoritos, que perdurariam ao longo de toda a sua carreira, são a música, o movimento, a natureza e as religiões afro-brasileiras.

Em 1963, inicia sua aventura europeia. Pinta e expõe em Madri, Londres, Paris e instala-se finalmente em Barcelona, onde se consolida artisticamente e entra no mundo da Gauche Divine e da boemia de Bocaccio. As formas geométricas que surgem em sua etapa londrina introduzem rasgos antropomorfos.

Em 1984, volta ao Brasil, onde permanece por 12 anos. Nessa fase, combina a pintura e o desenho com a escultura e as conferências sobre arte. Pinta grandes murais e introduz novas técnicas e materiais.

No ano de 1996, regressa a Barcelona. Sua obra volta-se mais colorista e atrevida. Sua paleta é mais alegre, os cromatismos são mais intensos. Nas aquarelas, os elementos são transformados em um amálgama de fauna e flora que mistura temas clássicos, memórias de infância e experiências dos viajantes cosmopolitas, tudo em meio a um clima tropical com muito sol, calor, energia e vegetação exuberante.

Em 2005, pinta uma série de quadros inspirados no mundo cinematográfico, como resultado de seu encontro com o cineasta Josep M. Queraltó, criando o primeiro quadro sobre a Sétima Arte em 3D da Espanha.



Quadro de Otto Cavalcanti que está sendo leiloado

Nenhum comentário:

Postar um comentário