PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 29 de dezembro de 2013

Câmara de Pilar aprova taxa de iluminação pública


A Câmara de Vereadores de Pilar aprovou no dia 26 de dezembro, na última sessão do ano, a implantação da CIP (Contribuição de Iluminação Pública). A maioria dos municípios da região já adotou a contribuição. A CIP será cobrada na forma de um percentual sobre o consumo mensal do imóvel, seja ele residencial, industrial ou comercial. 

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é ajudar no custeio e, principalmente, na ampliação do Sistema Municipal de Iluminação Pública, através de um amplo programa de instalação de novos pontos de iluminação e modernização de grande parte dos pontos já existentes, a serem gradualmente substituídos por luminárias de novas tecnologias, mais econômicas e “verdes” (ambientalmente corretas, como o vapor de sódio e os LEDs).

Em muitas cidades, essa taxa está sendo declarada inconstitucional pelo Ministério Público. Segundo apurou a reportagem, boa parte da população não aceita essa nova taxa criada pelos vereadores. Projeto semelhante foi aprovado em Itabaiana, em legislatura passada, e o sistema de iluminação não melhorou. “Em muitos locais, a comunidade faz ‘vaquinha’ para poder trocar uma simples lâmpada, provando que esse projeto não é positivo para a população”, disse um morador. O único vereador pilarense a votar contra o projeto foi Gabriel de Jacaré. Os edis Gilberto de Freitas e Júnior Locutor, contrariando as expectativas, votaram favoravelmente à criação da taxa.  


 (Evanio Teixeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário