PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

São José dos Ramos completa 20 anos como cidade em 2014 sem superar índices de pobreza


Suntuosidade da sede da prefeitura contrasta com pobreza do Município

O município de São José dos Ramos, na região de Itabaiana, prepara-se para comemorar vinte anos de emancipação política de Pilar, em 29 de abril de 2014, apresentando Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo do município de origem. Conforme dados do PNDU – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Índice de Desenvolvimento Humano de Pilar é de 0,579, e o de São José dos Ramos estacionou em 0,541, considerados baixos. O município ex-sede, Pilar, tem 11.191 habitantes em uma área de 102 Km2, enquanto São José dos Ramos apresenta 5.508 habitantes, com área territorial de 98 Km2.

Em reportagem publicada nesta quarta-feira, 25, o Jornal da Paraíba destaca que, em quase 20 anos após terem sido emancipados, 80,7% do municípios criados na Paraíba por lei no ano de 1994 ainda apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo dos municípios de origem. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram emancipados 52 distritos, no entanto, até este ano apenas 10 destes novos municípios apresentaram IDH maior que o município sede.


Uma arrecadação menor agregada a uma capacidade de investimento pequena e grandes obrigações. Esses são os fatores que contribuem para o baixo desenvolvimento dos novos municípios, segundo o cientista político Flávio Lúcio. “A arrecadação do município e a capacidade de investimento caem bastante com sua autonomia”, avaliou Flávio Lúcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário