PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 31 de março de 2013

Sociedade Empreendedora da Cultura Musical realiza 10ª Mostra do Vale do Paraíba


A Secumvap-Beethoven através da Parceria com o Ministério da Cultura, conforme a Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rounet), estará realizando a 10ª Mostra Musical do Vale do Paraíba, que será realizada entre os meses de junho a agosto de 2013 em Itabaiana (PB).

O projeto é uma realização da Secumvap-Beethoven (Sociedade Empreendedora da Cultura Musical do Vale, Agreste e Brejo Paraibano) que neste ano estará comemorando seis anos de fundação. Além de 30 apresentações musicais de bandas fanfarras e marciais, este evento contará com a realização de 03 oficinas de música, teatro e dança que juntos fazem parte do final do projeto. Está prevista uma grande festa em praça pública, comemorando o aniversário de seis anos da entidade com duas bandas de forró,  que será a grande atração do projeto, informa Sidcley Rodrigues (foto), presidente da ONG.

sábado, 30 de março de 2013

PILAR


População reclama de abandono por parte da gestora

Na cidade de Pilar a reclamação é geral. A população reclama de abandono por parte da prefeita Virgínia Veloso em todas as áreas, mas em algumas como saúde, obras paradas e salários atrasados, a situação é mais agravante.

Entre as reclamações, a ausência da prefeita ganhou destaque. A população estranha o fato de que quem realmente comanda a máquina administrativa é o filho da prefeita por nome Pedro, que está deixando a cidade “mergulhar no caos”, segundo moradores que se queixam através das redes sociais.

Os vereadores de oposição prometem cobrar mais presença da gestora no Município. A Lei Eleitoral (9.504/97) prevê que os concorrentes ao cargo tenham domicílio eleitoral no município no mínimo um ano antes da eleição. Mas, segundo acórdão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o domicílio eleitoral pode não ser necessariamente o local de residência do candidato, mas, sim, onde o indivíduo tem vínculos políticos e sociais.

Para alguns vereadores de Pilar, é injustificável que a prefeita não resida no município que representa. Para eles, “o prefeito que não mora onde atua, além de revelar desprestígio em relação à cidade, não tem condições de dar respostas tão rápidas quanto os que vivem o dia a dia do município”.

Pilar é uma cidade bicentenária que ainda não encontrou o caminho para o desenvolvimento

sexta-feira, 29 de março de 2013

Prefeitura de Ingá libera pagamento de efetivos e comissionados


Por solicitação do prefeito Manoel da Lenha, o setor da tesouraria da Prefeitura Municipal de Ingá, sob a coordenação de Nestor Amaro, e o departamento de pessoal, com Manoel Alves, Kelé, trabalharam intensamente até nesta quinta feira, ponto facultativo, para fechar a folha e liberar o pagamento dos funcionários antes do feriado da semana santa, o que foi só possível realizar o depósito no final da tarde deste dia.

Nestor assegurou que os funcionários efetivos e comissionados poderão procurar a agência do Banco do Brasil a partir desta sexta-feira, 29, que os salários já estão depositados em suas devidas contas.

Com relação aos contratados, só será possível efetivar os pagamentos no início da próxima semana.

ASCOM – PMI

quinta-feira, 28 de março de 2013

Prefeito de Itabaiana pode ser o próximo a aderir ao Governador Ricardo Coutinho


O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) poderá sofrer um duro golpe nos próximos dias, com a adesão do prefeito de Itabaiana, Antonio Carlos Melo Júnior, ao esquema político do Governador Ricardo Coutinho. É o que se comenta na cidade, após reunião realizada entre o prefeito e o vereador Júnior Pacheco, do PSB local e representante do governo. Segundo o blog “Itabaiana Hoje”, o encontro foi realizado em João Pessoa, tendo como pauta possíveis alianças não só no Município como também no Estado.

Segundo a fonte, nenhuma decisão definitiva foi tomada na reunião que envolveu também o Presidente da Câmara de Vereadores, Welingson Chaves, e o Diretor de Transportes da Prefeitura, Zé Marques.

Antonio Carlos Jr. sempre fez campanha ligando seu nome
 a Vené e Maranhão
Muitos prefeitos do PMDB, principal partido de oposição ao governador, já aderiram a Ricardo Coutinho, a exemplo de Cícero Pedro, de  Areial, que foi o 29º prefeito que havia votado no candidato a governador peemedebista em 2010 que ingressa na base aliada de Ricardo Coutinho. Os prefeitos que estão embarcando na canoa do governador alegam que, mesmo sendo de outro partido, o governador Ricardo Coutinho está investindo em políticas públicas e obras no município. ‘‘Queremos estar juntos desse projeto político, por afinidade pelas políticas públicas adotadas pelo governador Ricardo, e por ter a certeza que será melhor para o nosso município e para a região’’, disse o prefeito de Areial.

O prefeito de Itabaiana, Antonio Carlos Jr., é um aliado histórico do ex-governador José Maranhão, que defende o projeto de Veneziano Vital do Rego como candidato a governador em 2014. O município de Itabaiana é o mais importante da região do vale do Paraíba, onde o PMDB tem uma forte presença na vida política local.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Previdência própria municipal em Salgado de São Félix já causa polêmica




A Prefeitura de Salgado de São Félix está encaminhando à Câmara Municipal o projeto de lei que institui a Previdência municipalizada para os servidores, assunto que promete ser bastante discutido na categoria e entre os políticos locais.

A previdência própria municipal é o regime que vai ser criado com intuito de recolher os recursos oriundos das contribuições sociais (Servidores e Prefeitura), onde tais recursos deixam de ser recolhidos e administrados pela previdência geral (INSS) e passarão a ser recolhidos e administrados pelo Instituto de Previdência Social do Município, cuja conta bancária será gerida por um Conselho. Quando em pleno funcionamento, o órgão de previdência municipal estará capacitado para proporcionar aos seus segurados todos os benefícios antes garantidos pelo INSS, tais como: aposentadoria, auxílio doença, auxílio doença acidentário, licença maternidade e tantos quantos estiverem previstos em seu estatuto próprio.

O Sindicato regional dos servidores públicos municipais já discute o projeto, convocando os funcionários da Prefeitura de Salgado de São Félix para debater a Previdência Municipal. Eles estiveram reunidos ontem (26), no Salão Paroquial, avaliando os prós e contras de se ter uma Previdência municipalizada. Para o sindicalista Pablo, “a realidade bem próxima como a de Itabaiana e Natuba, onde os funcionários aposentados têm seus salários atrasados, não é um sinal positivo para esse projeto”. Para ele, é preciso “lutar em defesa de uma velhice tranquila para os servidores.” O servidor Assis conclama que os funcionários de Salgado de São Félix têm que se organizar contra esse golpe que a prefeitura quer dar nas aposentadorias dos funcionários. ”Não vamos permitir que isso aconteça, ou será um pesadelo para quem vai se aposentar e não vai saber se vai receber em dia, pois hoje, quem é da ativa já está recebendo atrasado, imagine os aposentados recebendo pela prefeitura”, questiona ele.

Por outro lado, a Prefeitura argumenta que o regime de previdência própria é uma tendência nacional; no Brasil já são 1.906 municípios que já adotaram o sistema, inclusive todos os estados e capitais. Segundo fontes oficiais, a previdência municipal traz várias vantagens aos seus segurados, sendo a principal delas, a garantia de recebimento de sua aposentadoria na integralidade. Outra vantagem a ser facilmente visualizada para o servidor é a proximidade com o instituto gestor de sua aposentadoria, o que facilitará a solução de qualquer questionamento. 
No que tange ao Município, o referido Instituto também trará vantagens, pois o executivo municipal deixará de recolher/contribuir com um percentual que hoje é de 21%, quando passará a recolher 12,94%.


terça-feira, 26 de março de 2013

Padre de Itabaiana é contra distribuição de peixes pela Prefeitura



“Sou contra a distribuição do peixe, porque os prefeitos precisam pagar os salários em dia, para que o próprio povo compre o seu peixe, e que muitas vezes fazem essa ‘doação’ fazendo politicagem, pensando no voto amanhã”. Esta declaração foi feita pelo Padre Dorgival, da Paróquia de Itabaiana, durante a missa do domingo de ramos.
Segundo informações do portal ValePB, apenas as cidades de São José dos Ramos, Mogeiro e São Miguel de Taipu, no Vale do Paraíba, serão beneficiados com a distribuição do peixe.
O prefeito de São Miguel de Taipu, Clodoaldo Beltrão (PMDB), disse que a prefeitura além de distribuir o peixe, incluiu também o arroz e o coco. Segundo ele, os agentes comunitários de saúde distribuíram  as fichas com as famílias do município. Em São José dos Ramos, o prefeito Eduardo Caxias (PMDB) confirmou que também fará a doação do peixe e do coco às famílias São Joseenses. “Nesta páscoa, a população carente não poderia deixar de ter o peixe em sua mesa, disse o prefeito.”
Antonio Ferreira (PR) de Mogeiro disse que este será o 9º ano em que seu irmão, Fernando Ferreira, através da Ecomar em parceria nos últimos anos com a prefeitura, distribui o peixe aos mogeirenses, “uma atitude singular em forma de agradecimento ao que a vida lhe deu”.
Algumas prefeituras estão cancelando a distribuição de peixes na semana santa por causa de problemas com licitação. Os gestores alegam que as prefeituras só podem comprar até R$ 8 mil sem licitação, processo que recebe o nome de Dispensa. A compra do peixe envolveria valores superiores, e por entraves burocráticos ou falta de recursos disponíveis, o peixe deixará de ser distribuído por diversos municípios da região.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Vital Alves prepara CD “Vitalidade” para lançar em abril


O cantor e compositor Vital Alves está organizando para o mês de abril o lançamento do CD “Vitalidade”, seu segundo trabalho. Vital é coordenador do Núcleo de Música do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, professor de violão e regente do grupo de música regional “Ganzá de Ouro”.
As 12 composições que fazem parte deste CD são assinadas pelo próprio Vital Alves, com parceria de Clévia Paz, Fábio Mozart e outros letristas. O trabalho está sendo produzido de forma independente, com a ajuda dos muitos amigos que o artista angariou em Itabaiana e região.
 “As letras fazem uma leitura do nosso dia a dia de forma poética, das situações românticas com levada pop e alguma pitada de ritmos regionais”, informa Vital Alves. O jovem violonista Marlen Silva fará parte do show de lançamento que Vital Alves prepara, incluindo outros artistas paraibanos admiradores do seu trabalho, a exemplo do maestro Luiz Carlos Otávio e do compositor Adeildo Vieira.
Marlen Silva é aluno de Vital Alves nas oficinas de violão do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e tem se destacado pelo talento.
O lançamento já tem data: será no dia 13 de abril no auditório da Escola João Fagundes de Oliveira, no antigo Abrigo dos Velhos em Itabaiana. “De antemão, estou convidando todos os meus amigos para este lançamento”, disse Vital Alves, acrescentando que não cobrará ingressos para o show. Parte da receita pela venda dos CDs será revertida em favor do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. 

domingo, 24 de março de 2013

Radialista de Itabaiana recebe título de cidadã sãojoseense

Gil Costa (à esquerda)


A radialista Gil Costa, de Itabaiana, recebeu o título de Cidadã Sãojoseense na Câmara Municipal de São José dos Ramos. A propositura foi aprovada de forma unânime. A honraria foi entregue em sessão especial no dia 22 de março, ocasião em que a Secretária de Cultura do Município, Laura Albuquerque, também foi homenageada.

A Sessão contou com a presença do Prefeito constitucional da cidade de São José dos Ramos, Eduardo Caxias, a Primeira Dama, Tereza Cristina, vereadores, Ex-Prefeito Antonio Caxias e a sua esposa Eni Gindre, comerciantes, secretários e o público em geral. 
A Presidente da Câmara destacou o trabalho da radialista ao longo dos anos, realizado em diversos setores da sociedade, inclusive na área social, através da emissora onde trabalha.
A sessão especial em homenagem ás mulheres encerrou com distribuição de brindes às mulheres presentes e coquetel.

(Com informações e foto de www.clickconexao.blogspot.com )

 

sábado, 23 de março de 2013

Ed Gonchá leva teatro nordestino às crianças de Gurinhém




O ator Ed Gonchá, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, esteve ministrando oficinas de teatro com base na literatura de cordel para crianças da rede pública de ensino de Gurinhém, no Espaço Nordeste do BNB daquela cidade, de 19 a 22 de março.

Gonchá baseia seu trabalho no teatro popular do Cavalo Marinho e seus cantos, danças e poesias. “Uma mistura perfeita para levar às crianças o gosto pelos conteúdos dos nossos folguedos populares, treinando as habilidades da dança e da representação”, explica o ator que é arte-educador com especialização em folclore nordestino. “Trabalhamos ainda com a profecia do Pajé Cauã, extraído do livro Lampião, seu tempo e seu reinado, de Frederico Bezerra Maciel”, disse Ed Gonchá. Esse trabalho já foi, inclusive, interpretado pelo grupo Cordel do Fogo Encantado.

Ed Gonchá é um artista itabaianense que busca seu espaço em outras cidades, já que em Itabaiana são poucas as oportunidades para desenvolver sua arte e ensinar às novas gerações a riqueza da cultura nordestina.

sexta-feira, 22 de março de 2013

PILAR



Artista plástico cria associação para apoiar valores locais

O artista plástico Adeilson Miranda, o Del Pilar (foto), fundou a Associação D. Pedro II que pretende incentivar jovens à prática das artes plásticas, procurando atingir principalmente os adolescentes que estão vivendo em risco social. Del Pilar tem uma rica histórica de vida: enfrentou sérios problemas de alcoolismo e depressão, conseguiu dar a volta por cima e, graças ao amor à arte, hoje procura ajudar outras pessoas a ter um objetivo na vida.

A Associação D.Pedro II está localizada em um anexo da residência de Del Pilar, erguida com a ajuda de amigos, a exemplo da psicóloga Rose Maria, atualmente suplente de vereadora. “Ela me ajudou muito nos momentos difíceis”, reconhece o artista. A entidade está com toda documentação legal em dia, faltando algumas adequações no espaço físico para funcionar plenamente com oficinas de arte para jovens carentes de Pilar. O artista pede a ajuda da comunidade, já que é deficiente físico que vive de aposentadoria, sem condições financeiras para tocar o projeto. “Não pretendo ganhar nada com a associação. O aluno não pagará nenhum valor, basta gostar de pintar ou esculpir e ter interesse em aprender”, diz Del Pilar. “Meu objetivo é reciclar o cidadão para que ele possa produzir e ser incluído na sociedade”, afirma.

Del Pilar afirmou ainda que vem lutando há 28 anos sem receber o devido apoio dos poderes públicos. Recentemente, o Secretário de Cultura do Município, professor César Augusto, esteve visitando o atelier do artista e prometeu apoiar o projeto da associação. “Estou aguardando, mas até agora não tivemos nada de concreto”, afirmou Del.

O artista tem várias obras espalhadas pela cidade, incluindo uma tela no templo da Igreja Matriz. Ele disse que recentemente foi convidado para expor suas obras em um evento artístico em Campina Grande. “Fiz um trabalho na Casa dos Artistas em João Pessoa, o qual foi muito elogiado pelo curador José Nilton”, disse ele. O artista passou das telas para o trabalho artístico em jarras de cerâmica, pinturas baseadas na literatura de cordel e figuras folclóricas do Nordeste brasileiro. “Estou pintando minhas peças com motivos baseados no cordel e nas grandes personalidades de nossa arte, como Luiz Gonzaga, Sivuca, Zé Lins do Rego e outros”, explicou Del Pilar, para quem o grande sonho é ver a Associação D. Pedro II funcionando de fato e de direito. 

(Foto e reportagem de Evanio Teixeira)

quinta-feira, 21 de março de 2013

ITABAIANA




Locutor de rádio comunitária é destaque no vale do Paraíba


O comunicador Damião Rodrigues, que há anos vem se consolidando por seu talento na radiofonia do vale do Paraíba, foi escolhido como o destaque na locução no ano de 2012 em Itabaiana, município que fica a 80 quilômetros de João Pessoa (PB).

O reconhecimento tem como base a pesquisa de opinião pública realizada no município pelos órgãos de comunicação, notadamente o jornal “Tribuna do Vale”, diante da criatividade do locutor que faz o personagem “Véi Gereba”, uma figura que remete ao imaginário do povo do interior nordestino. Damião é destaque ainda como animador de festas e palanques políticos.

Damião Rodrigues, atualmente, é locutor na rádio comunitária Rainha FM, de Itabaiana, onde apresenta programa diário, de segunda a sexta, das 16 às 18h.

 “Com muita alegria recebo este reconhecimento que, para mim, é um prêmio ao trabalho desenvolvido na locução comunitária e nas festas populares da região”, destacou Damião Rodrigues, o “Véi Gereba, que recentemente animou a festa de São Sebastião, na vizinha cidade de Juripiranga.