quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Decretado estado de emergência em cidades do vale do Paraíba

Cento e setenta, dos 223 municípios da Paraíba, estão em estado de emergência desde hoje, entre elas Ingá, Itabaiana, Mogeiro e Salgado de São Félix.

O governador Ricardo Coutinho (PSB)  decretou e publicou o decreto no Diário Oficial desta quarta, 30, estado de emergência nos municípios. De acordo com o decreto, para os referidos municípios que integram o Semiárido do Estado, afetados pelo desastre estiagem no período de 180 dias, conforme prova documental estabelecida pelo formulário de Informação de Desastre (FIDE) e pelo croqui das áreas afetadas, que serão apresentados oportunamente, o Poder Executivo Estadual autorizou abrir Crédito Extraordinário para fazer face à situação existente e ainda autorizou que os mesmos fiquem dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo estipulado em lei.




Jornalista e pesquisador baiano busca livro raro na Biblioteca Comunitária Arnaud Costa


luiz eduardo dorea
O jornalista e pesquisador baiano Luiz Eduardo Dórea entrou em contato com o Núcleo de Literatura do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar para obter cópia de um raro exemplar do livro “Fulorêio”, do poeta paraibano Mardoqueu Nacre, obra que ele encontrou na internet como parte do acervo da Biblioteca Comunitária Arnaud Costa. O livro foi colocado à disposição do pesquisador, especializado nos temas “cangaço”, “cordel” e “cantoria”, autor de vários livros, entre eles “Histórias de Salvador nos nomes de suas ruas” a ser lançado até o final do ano na Bienal do Livro de Salvador.
“Vi na Internet que a Biblioteca Comunitária Arnaud Costa aceita doações. Tenho alguns exemplares de livros em duplicata (temas variados) e DVDs duplos (com o tema Cangaço), portanto, se houver interesse, posso encaminhar para a biblioteca do Ponto de Cultura”, afirmou Dorea. Ele confessou que há algum tempo vem procurando um exemplar desse jornalista e poeta paraibano, parabenizando os que fazem a Biblioteca Arnaud Costa pelo empenho em organizar o acervo eletronicamente, dando oportunidade a que leitores de outras cidades possam ter acesso aos livros.
Luiz Eduardo Dórea também é perito criminal, mas confessa que a maior paixão é mesmo a literatura. Ele é autor de livros técnicos sobre perícia, sendo pioneiro na Bahia nesse tipo de literatura especializada.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Atores do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana fazem figuração em curta metragem na Itacoatiara de Ingá

Rosival Silva e Das Dores Neta

Os atores Das Dores Neta, Rosival Silva, Geraldo Moraes e Edglês Gonchá estão no elenco de  apoio e figuração do documentário sobre literatura de cordel que está sendo rodado em Ingá, com produção do Museu de Luiz Gonzaga, do Recife. O curta-metragem tem gravações nesse dia 2 de novembro, e deve explorar diversos pontos da cidade, como as margens do rio Ingá e as famosas pedras com inscrições pré-históricas.

Geraldo Moraes é produtor de espetáculos teatrais em Itabaiana, entre eles a Paixão de Cristo, enquanto que Das Dores Neta e Edglês Gonchá já fizeram vários espetáculos baseados na literatura de cordel como “ABC de Zé da Luz, o poeta do povão” e “A peleja de Lampião com o Capeta”, com direção de Fábio Mozart, pelo Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana. Os dois também trabalharam em produções cinematográficas. Edglês foi ator e assistente de direção no documentário “Aboio” e Das Dores Neta trabalhou no filme “Anjo”, de Jacinto Moreno, e “Feminino Plural”, sobre atuação de mulheres em projetos de rádios comunitárias. Rosival Silva atuou na produção do filme “Candeeiro” e no documentário “A mão” e coordena o núcleo de audiovisual do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

Os atores estarão se reunindo nesta quinta-feira, 31 de outubro, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar com a produtora Júlia Moraes para os acertos sobre a participação no documentário. Para Das Dores Neta, a participação no projeto é uma oportunidade importante para o desenvolvimento artístico dos atores envolvidos, com especial ênfase para o trabalho com audiovisual no que se refere à parte criativa e experiência técnica.


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DER anuncia início da construção da passarela na ponte velha de Itabaiana

Passarelas metálicas serão construídas na ponte velha (Foto do blog www.itabaianaenoticia.com)

O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba, através do Diretor Superintendente, Engenheiro Carlos Pereira, informou que a obra de construção da passarela da ponte velha de Itabaiana já foi licitada, tendo como ganhadora a empresa Construdantas Ltda, que realizará o projeto orçado em R$ 672.897,00. A notícia foi repassada pelo Gabinete do Vice-governador Rômulo Gouveia em 20 de novembro, atendendo aos pleitos de vereadores de Itabaiana, entre eles Wellington Chaves, Presidente da Câmara local. O resultado do Procedimento Licitatório, com a escolha do projeto, será publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta semana.

As pistas de acostamento e proteção para pedestres eram obras exigidas pela população na ponte velha, que foi reconstruída recentemente. No local já foram registrados acidentes, e a construção desta obra retificadora vem a ser compatível com a expansão do tráfego, garantindo ainda a segurança dos pedestres que diariamente atravessam a ponte, construída na década de 1920.


As passarelas metálicas serão construídas conforme o projeto arquitetônico histórico daquele equipamento, e a ordem de serviço para a obra foi assinada no dia sete de outubro último pelo Governador Ricardo Coutinho. “Essa é mais uma etapa da revitalização daquela ponte, promessa do governador que está sendo cumprida, atendendo aos pedidos da Câmara e do senhor prefeito municipal, com total apoio do nosso amigo Rômulo Gouveia”, observou Wellington Chaves, Presidente da Câmara de Vereadores.

Itabaiana lidera adesão coletiva ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência


A Prefeitura de Itabaiana está convidando para ato solene de assinatura de adesão coletiva de cerca de trinta municípios ao Plano Nacional da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, evento que será realizado no dia 01 de novembro, às 9 horas, no Maison Finesse, onde os prefeitos pactuarão com o governo federal o compromisso de ampliar ações para a melhoria de vida das pessoas com deficiência.
O evento terá a participação do secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), segundo o qual o Viver sem Limite traz a perspectiva de melhoria para todas as pessoas. "É o momento para gestores municipais e estaduais que aderem ao pacto acessarem as ações do Plano que traz a possibilidade de melhorar bastante a cidade, melhorar as praças, os postos de atendimento de saúde, os centros de odontologia".
O secretário lembrou ainda que a acessibilidade atinge a todos de forma positiva. "Onde passa um cadeirante ou uma pessoa obesa com dignidade, passam todas as outras pessoas com conforto".
Com a assinatura do pacto, as cidades terão recursos destinados à melhoria dos equipamentos públicos e adaptações arquitetônicas em acessibilidade, além de salas de recursos multifuncionais. No eixo Atenção à Saúde, serão destinados recursos para qualificação em reabilitação e triagem neonatal.
Participarão da cerimônia a secretária de Assistência Social, Fabiana Vasconcelos, o prefeito Antonio Carlos e demais representantes dos municípios, além de representantes da Câmara dos Vereadores, Assembleia Legislativa e governo estadual.

Viver sem Limite - O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência reúne ações de 15 ministérios, coordenados pela SDH/PR, e está dividido em 4 eixos: Acesso à Educação, Inclusão Social, Atenção à Saúde e Acessibilidade. São previstos investimentos de 7,6 bilhões até 2014.

domingo, 27 de outubro de 2013

PMDB adia encontro partidário em Itabaiana


O PMDB da Paraíba adiou o encontro que faria em Itabaiana, neste sábado (26)0, em função da ausência do deputado estadual Trócolli Júnior, que teve de levar o pai a São Paulo em virtude de um sério problema de saúde.
Conforme informou o presidente estadual do PMDB, ex-governador José Maranhão, o encontro “Pensando a Paraíba” será realizado no dia 9 de novembro.
O ciclo de debates Pensando a Paraíba já foi realizado nas seguintes cidades: Patos, Sousa, Guarabira, Catolé do Rocha, Santa Luzia, Cajazeiras e Mamanguape. A intenção do PMDB paraibano e da FUG é realizar o evento nas cidades consideradas polo em todo o estado, finalizando com os debates de Campina Grande e João Pessoa, já no ano que vem, antes do período eleitoral.




Vereador lamenta ausência de mamógrafo para atender mulheres itabaianenses

Caminhada do Outubro Rosa em Itabaiana

O vereador Wellingson Chaves, Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itabaiana, lamentou o fato do município de Itabaiana não dispor, atualmente, de mamógrafo para atender às mulheres que necessitam fazer exame de mama, essencial para a prevenção do câncer. “Infelizmente, em nosso município não se realiza esse tipo de procedimento. O usuário faz uma consulta médica no PSF, em seguida leva o encaminhamento ou a solicitação do exame para marcar na Secretaria de Saúde que referencia para João Pessoa”, explicou Chaves. O vereador Chaves é conhecido pelas ações de atendimento médico aos mais necessitados, principalmente no transporte de pacientes para a capital.

A declaração foi dada por ocasião da Caminhada da Prevenção do Câncer de Mama, ação ocorrida nesta sexta-feira, 25, em Itabaiana, como parte da programação da Campanha Outubro Rosa, desenvolvida pela 12ª Gerência Regional de Ensino e Secretaria Estadual de Saúde, com ações de prevenção e combate ao câncer de mama. A Campanha tem como objetivo ampliar as ações de prevenção ao câncer de mama no município, e refletir em atividades continuadas a serem realizadas, não somente no mês de outubro, mas ao longo de todo o ano.

Maria Auxiliadora Lacerda, Gerente da 12ª GRE, afirmou que a caminhada serve exatamente para isso, ou seja, para lembrar às autoridades as suas obrigações com a saúde pública. “Pior é silenciar, não fazer nada, pois calar é concordar”, disse Auxiliadora.

Algumas mulheres ativistas da campanha afirmaram que Itabaiana deveria possuir legislação específica de prevenção e combate ao câncer de mama, por meio de lei municipal. “Temos duas mulheres vereadoras na Câmara de Itabaiana, elas deveriam apresentar projeto de lei nesse sentido”, disse Cassiana Meneses, uma das participantes da caminhada.


sábado, 26 de outubro de 2013

Será neste sábado o relançamento de “Biu Pacatuba” no Shopping Sebrae




Os livros “Biu Pacatuba – um herói do nosso tempo” e “Mari, Araçá e outras árvore do paraíso” seão relançados hoje, sábado, 26 de outubro, a partir das 11 horas, no Shopping Sebrae, em João Pessoa. As obras, de autoria do jornalista Fábio Mozart, foram publicadas pela Editora A União em 2010, chegando a ganhar o Prêmio Patativa do Assaré de Literatura de Cordel, instituído pelo Ministério da Cultura.

O relançamento faz parte da programação da 1ª Feira de Livros Shopping Sebrae, em parceria com a livraria O Sebo Cultural, com a participação de acadêmicos e mostras visuais de 120 anos do jornal União. Além de Fábio Mozart, estarão relançando suas obras Maria dos Anjos Oliveira (Terceira Idade: realidades em poesia), Francisco de Souza (Planejamento Estratégico), José Caetano de Oliveira (A saga de 1930) e Rodrigo Baldow (Diálogo lúdico da literatura e matemática).

“Será uma tarde de autógrafos com os escritores e acadêmicos, a partir do acervo do Sebo Cultural, onde expomos os melhores autores paraibanos, dando apoio à divulgação de nossa literatura”, afirmou Heriberto Coelho, proprietário da livraria.

::

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Prefeito de Itabaiana recebe caravana do PMDB neste sábado

O pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, Veneziano Vital do Rêgo (foto), estará em Itabaiana neste sábado, 26, no Salão Paroquial, pela manhã, em encontro do seu partido, tendo como anfitrião o prefeito da cidade, Antonio Carlos Melo Júnior. Itabaiana está entre as 50 prefeitura que o partido fez nas eleições municipais do ano passado.
Conforme a assessoria do ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano vai ouvir a população e colher sugestões que serão aproveitadas em seu futuro programa de governo. O PMDB, segundo a mesma fonte, terá uma proposta diferenciada para mudar os rumos da Paraíba. E para isso, se apropriará de experiências exitosas do partido em outras cidades, a exemplo de Campina Grande, quando a gestão peemedebista mudou a autoestima dos campinenses.
Para o deputado Raniery Paulino, de Guarabira, filho do ex-governador Roberto Paulino, um dos que estão organizando a caravana política do PMDB para percorrer todo o Estado, “o prefeito Antonio Carlos Melo Júnior, de Itabaiana, é uma jovem liderança do partido na mais importante cidade do vale do Paraíba, e será uma espécie de vitrine da legenda como administrador”. 




quinta-feira, 24 de outubro de 2013

João Gonçalves insinua que dona Dida vendeu “boiada” de eleitores em Itabaiana

O deputado estadual João Gonçalves (PSD) alfinetou sua companheira de partido, a ex-prefeita de Itabaiana, Dida Moreira, em meio a uma discussão na Assembleia Legislativa sobre compra e venda de votos entre candidatos a deputado, prefeitos e vereadores. Instado a falar sobre a declaração do deputado Vitoriano de Abreu (PSC), segundo o qual prefeitos e vereadores estão cobrando quase meio milhão de reais para formalizar apoio aos candidatos à ALPB para as eleições estaduais do ano que vem, João afirmou que “em Itabaiana, por exemplo, dona Dida deu três mil e poucos votos a um candidato que ela apoiou, André Gadelha também esteve por lá e depois tchau“. Conforme o raciocínio do deputado, a ex-prefeita vendeu apoio político a candidatos que, após eleitos, sumiram da cidade.

Para confirmar sua fidelidade ao povo do lugar, João citou como exemplo uma enchente “que praticamente acabou com Itabaiana”, ocasião em que ele estava junto dos moradores enquanto os candidatos apoiados por outras lideranças não apareceram “Quando tem uma enchente no local, nenhum desses políticos aparece, quem tava lá era João Gonçalves de 3h da manhã e continuou brigando para que a cidade fosse reconstruída”, disse.

TABELA DE PREÇOS

O deputado Vitorino de Abreu disse ainda que se forem investigados, esses valores chegam a cifras absurdas e que impressionam. Quando indagado pela reportagem quais eram esses números, Vitoriano não titubeou e afirmou que recebeu do deputado Márcio Roberto (PMDB) a informação de que essas cifras giravam em torno de R$ 20 a R$ 30 mil junto a vereadores e na casa dos R$ 300 a R$ 400 mil quando a negociação era com os prefeitos.

“O deputado Marcio Roberto me disse há poucos dias que por onde ele passou ninguém fecha com um prefeito se não for na casa dos R$ 300 a R$ 400 mil para começar a trabalhar numa cidade de 1500 votos, essas foram as palavras dele, no entanto, eu não sei se foi alguém que viu e disse para ele, só sei que essa negociação existe e ninguém pode negar ou desconhecer”, detonou.

Da redação com o portal PBagora



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cultura popular tradicional tem evento inédito em Itabaiana


 Professora Jandira Lucena é a proponente do projeto


O Ponto de Cultura cantiga de Ninar promove, no dia 9 de novembro, o Primeiro Cortejo de Bois de Itabaiana, saindo da sede da entidade até a Praça Epitácio Pessoa, onde serão realizadas as apresentações e julgamento das agremiações participantes. Os três melhores blocos de boi-bumbá receberão medalhas e troféus.
O evento terá a participação do Boi de Reis de Pedras de Fogo, além de agremiações de Pilar e São José dos Ramos. De Itabaiana, participam os bois do Alex, o Boi das Meninas do Rio e outras troças, incluindo o Boi Reciclado do mestre Charles Brandão, com meninos e meninas participantes do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.
Será a primeira vez que a cidade verá um desfile de bois fora da época carnavalesca. “Vamos convidar a população para recepcionar o cortejo de bois ao som dos ritmos e sotaques da cultura popular de Itabaiana”, afirmou Ed Gonchá, coordenador artístico do evento.
A festa faz parte do projeto “Cavalo Marinho do Mestre Ciço”, proposto pela folclorista e artista plástica itabaianense Jandira Lucena, com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos – FIC, da Secretaria Estadual de Cultura, com o objetivo de promover as culturas populares da região. Jandira informou que será produzido um DVD sobre o projeto, para distribuição com os blocos de carnaval e demais entidades que lidam com a cultura popular na Paraíba. Ela acrescentou que está doando seu cachê como coordenadora geral do projeto para o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, como forma de incentivar o trabalho de produção e difusão cultural.
Em sua primeira etapa, o projeto realizou oficina de boi de carnaval com o mestre Charles Brandão, aproximando um grupo de jovens da cultura popular. “O Ponto de Cultura é um espaço privilegiado para a transmissão e circulação de conhecimentos, saberes e modos de fazer, relacionados às tradições carnavalescas de Itabaiana que é considerada a capital do Boi de Carnaval”, disse o Coordenador Geral do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, Fábio Mozart Costa.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

ITABAIANA

Gerência Regional de Ensino celebra “Outubro rosa” com arte e serviço

Será nesta sexta-feira, 25, a caminhada do “Outubro rosa” em Itabaiana, evento promovido pela 12ª Gerência Regional de Ensino. O grupo sairá às 8 horas do coreto para a sede da 12ª GRE, passando nas principais artérias da cidade, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do exame preventivo conta o câncer de mama.

Diversas atividades serão realizadas durante a caminhada, para conscientizar a população dos riscos da doença, considerado o tipo de câncer mais comum nas mulheres. Estão programados exibição de vídeo, palestras, auto exame, testes rápidos de HIV, glicemia, hepatite e sífilis, banco de sangue, ensaio fotográfico, apresentação de trio de forró pé-de-serra e produtos de artistas do Cadastro Nacional de Cultura.

A Prefeitura de Itabaiana, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, também aderiu  à campanha de prevenção do câncer de mama e será parceria no evento.

A Caminhada objetiva chamar atenção pela adesão de mulheres e conscientizar a população em geral sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama, que acomete mais mulheres, mas atinge homens também. “A caminhada faz parte das atividades do Outubro Rosa, cuja ideia principal é alertar as pessoas para fazer o autoexame e se prevenir contra essa doença”, salientou Das Dores Neta, uma das organizadoras. Um mini trio animará os participantes do evento.


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Livros de Fábio Mozart serão relançados em feira no Shopping Sul

Fábio Mozart entrevistando radialista comunitário na cidade de Mari

Será no dia 7 de novembro, às 17 horas, na praça de eventos do Shopping Sul, em João Pessoa, a Grande Feira de Livros do Sebo Cultural, quando serão relançados diversos títulos da Editora Imprell, entre eles “Biu Pacatuba”, e “Democracia no ar”, do jornalista Fábio Mozart, editor do mensário “Tribuna do Vale”.

“Democracia no ar” foi lançado em 2004, com a primeira edição já esgotada. As lutas no judiciário e a mobilização das populações em defesa dos projetos de rádios populares formam a base do conteúdo do livro, que traz ainda depoimentos de políticos, comunicadores, jornalistas e membros do judiciário em torno desse debate. “Meu livro conta a história de companheiros e companheiras que defenderam e defendem essa forma de comunicação social”, explicou Mozart.

“Biu pacatuba – um herói do nosso tempo”, conta, em versos de cordel, a história de Severino Alves Barbosa, o Biu Pacatuba, um dos fundadores das Ligas Camponesas na Paraíba. Também através da literatura de cordel, conta a história da cidade de Mari, na Paraíba, onde o autor viveu por muito tempo, no folheto “Mari, Araçá e outras árvores do paraíso”, que faz parte da obra.


domingo, 20 de outubro de 2013

Ponto de Cultura realiza gincana de robótica educativa com material reciclável

Professor Severino (ao centro) com seus alunos na Praça Epitácio Pessoa

Ocorreu mais uma aula do curso de robótica educacional neste sábado, 19, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, com o professor Severino Lourenço, quando foram formados dois grupos para a 1ª Gincana Robótica com material reciclável, a ser realizada no dia 9 de novembro. Segundo o professor, cada grupo ficou responsável pela construção de um robô. A equipe vermelha deverá circular a igreja matriz de Itabaiana com seu equipamento, e a equipe azul fará o robô circular na praça Epitácio Pessoa. As duas turmas estiveram nos locais fazendo as medições e projetando as tarefas.

A coordenação geral das atividades ficou por conta de Cassiana Roque e Rosival Silva, monitores do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, que estão providenciando a logística da gincana. Os alunos que obtiverem a primeira colocação na gincana receberão medalhas como premiação de incentivo.

O professor Severino falou da importância dos jovens participarem de uma competição de forma saudável. “Eles aprendem mais e percebem que é muito bom o trabalho de equipe, sendo que o mais importante é a interação”, disse Severino.

O curso de robótica educacional do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar conta com 20 alunos e tem o objetivo de desenvolver atividades práticas de robótica educacional compreendendo projeto, construção mecânica, programação, depuração e análise dos resultados obtidos em projetos robóticos e de automação, usando materiais recicláveis.