PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 12 de janeiro de 2014

PRÊMIO LEONILLA ALMEIDA

Professora de Salgado de São Félix é uma das homenageadas


A professora Maria Auxiliadora Lacerda (foto), de Salgado de São Félix, é uma das ganhadoras do Prêmio Leonilla Almeida 2014, indicada que foi pela Comissão Organizadora da comenda, instituída pela Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, com sede em Itabaiana. A homenagem deve-se à sua atuação quando exerceu o cargo de Gerente da 12ª Regional de Ensino, pela contribuição para o desenvolvimento cultural da região. “Ela merece todo reconhecimento pelos frutos positivos que fez desabrochar no meio estudantil, levando nossa cultura autêntica para as escolas”, afirmou Das Dores Neta, que faz parte da Comissão.

Além de Maria Auxiliadora Cavalcanti Lacerda, receberão o Prêmio a poeta Jandira Lucena e a professora Maria do Socorro Medeiros. A Comissão ainda está avaliando outros nomes propostos. “Queremos lembrar nomes de mulheres que tenham contribuído com o social e de alguma forma dedicam parte de suas vidas para o bem da coletividade”, disse a jornalista Socorro Almeida, que faz parte da Comissão.

Leonilla Almeida é uma itabaianense que lutou nos anos 30 por ideais socialistas e foi presa, juntamente com seu esposo Epifânio, pelo regime do Estado Novo de Getúlio Vargas. Confinada na Ilha Grande, Leonilla Almeida acabou como personagem do romance “Memórias do Cárcere”, de Graciliano Ramos.

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário