PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Biblioteca Arnaud Costa marca centenário do Ministro Abelardo Jurema com feira de livros e palestras





A Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar em Itabaiana, lembrou o centenário do Ministro Abelardo Jurema, itabaianense ilustre, com palestras proferidas pelos poetas Antonio Costta e Orlando Otávio, além de feira de livros e recital com alunos do curso de violão. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 14, na sede do Ponto de Cultura, onde tiveram acesso turmas da Escola João Fagundes de Oliveira e Escola Professor Maciel.

Durante todo o dia, aconteceram rodas de leitura e declamações de poetas como Agenor Otávio e depoimentos de artistas. O ator Giuseppe Marcello, vereador Semeão Rodrigues, professores Toinho Fernando e Luis Antonio, entre outros mestres, estiveram na feira de livros, congratulando-se com o Ponto de Cultura pela iniciativa de promover o evento para marcar a data relativa ao Ministro Abelardo Jurema e ao mesmo tempo incentivar o hábito da leitura na juventude.

O poeta Agenor Otávio declamou alguns versos do seu último livro onde fala de diversas personalidades de Itabaiana, entre elas o Ministro Abelardo Jurema.  Ele acredita que sua cidade deve ter orgulho de ser berço de tantas pessoas importantes para o País. “Dizem que o Ministro nunca trouxe nada para Itabaiana, mas ele era Ministro da Justiça, só se trouxesse mais justiça para sua terra”, gracejou o poeta, sublinhando o fato dele ter feito questão de ser enterrado em sua cidade natal, “o que mostra seu amor por este lugar”, afirmou, lembrando o poeta Augusto dos Anjos que exigiu ser sepultado longe da Paraíba, “mas isso não diminui seu valor como artista e grande vulto paraibano”, finalizou. 

Abelardo Jurema foi prefeito nomeado de Itabaiana em 1937 e prefeito de João Pessoa em 1946. Foi deputado federal e suplente de Senador. Foi cassado durante o golpe militar e teve os direitos políticos suspensos com base no Ato Institucional nº 1. Em seguida, partiu para o exílio no Peru. Jurema voltou ao Brasil em 1974.  Foi ainda diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, entre 1983 e 1985, e do Instituto do Açúcar e do Álcool, entre 1985 e 1988. Casou-se com Maria Evanise Jurema, com quem teve sete filhos, falecendo em 1999.

Poeta Antonio Costta com estudantes na frente do Ponto de Cultura
 
Alunos do curso de violão fazem recital na feira de livros









 
Estudantes na feira de livros da Biblioteca Arnaud Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário