PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 29 de julho de 2014

Radialistas comunitários farão oficina para jovens do meio rural

Fábio Mozart, fundador de rádios comunitárias e autor de livro sobre o tema, é um dos ministrantes das oficinas de radiodifusão

Os radialistas Fábio Mozart, Marcos Veloso, Dalmo Oliveira e Beto Palhano, apresentadores do programa “Alô comunidade”, da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, farão oficina de radiodifusão comunitária para quinze jovens campesinos de assentamentos da reforma agrária na Paraíba. As oficinas serão ministradas no dia 1º de agosto, das 8h às 17h, no Ateliê Multicultural Elionai Gomes, Ladeira da Borborema, Centro Histórico de João Pessoa. A realização é do Instituto de Assessoria à Cidadania para o Desenvolvimento Local Sustentável, em parceria com a Sociedade Cultural Posse Nova República, Núcleo de Audiovisual do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, Radioweb Porto do Capim, Coletivo de Jornalistas Novos Rumos e o Ateliê.

No primeiro módulo, o radialista Fábio Mozart será o facilitador no tema “Legislação de rádios comunitárias, histórico do movimento de radcoms, perspectivas político-ideológicas da comunicação comunitária no Brasil e aspectos da radiodifusão comunitária na Paraíba, com base no seu livro “Democracia no ar”, publicado em 2001. Em seguida, Marcos Veloso discorrerá sobre noções básicas de transmissão em FM; equipamentos necessários para instalação de rádios comunitárias; tecnologias e avanços da transmissão radiofônica de baixa potência.

Em um terceiro momento, Dalmo Oliveira e Marcos Veloso serão facilitadores do tema “Noções básicas sobre manejo de áudio para radcoms; Softwares e aplicativos para edição de áudio; Noções de edição de áudio para confecção de sonoras, vinhetas e spots.” Após o almoço, Beto Palhano ministrará oficina sobre noções de locução radiofônica; impostação da voz e modulação da fala para rádio; dicção e leitura de notícias para rádio.

Às 14h30, Fábio Mozart voltará a desenvolver com o grupo noções de produção radiofônica, roteiros e preparação de entrevistas, pesquisa para noticiário em rádio comunitária e uso de mídias sociais em comunicação comunitária. Finalmente, Dalmo Oliveira encerra com noções sobre radioreportagem, captação e edição de sonoras, produção para entrevistas e radiodocumentários, além de noções de rádio web.


Nenhum comentário:

Postar um comentário