PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 16 de julho de 2014

ITABAIANA

Alunos realizam vídeo sobre gravidez na adolescência


O projeto “Cinema na escola”, promovido pelo núcleo de audiovisual do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, escolheu o filme produzido pela equipe da Escola Estadual João Fagundes de Oliveira como vencedor do festival de vídeo estudantil promovido pela entidade. Os alunos produziram um documentário sobre gravidez na adolescência, trabalho que teve orientação de Rosival Silva e edição de Jacinto Moreno.

Como premiação, a equipe vencedora receberá troféu e fará uma excursão cultural em agosto. Para Rosival, o tema escolhido pelos alunos foi muito interessante. “Essa questão de saúde na adolescência foi bem focada pelo trabalho dos alunos, que puderam também aprender algumas técnicas de cinema e ver documentários, principalmente de produtores paraibanos”, afirmou Rosival, que é presidente do Cineclube Vladimir Carvalho, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.

CINEMA NA ESCOLA

O Núcleo de Audiovisual do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar está preparando projeto para atender à Lei nº 13.006, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, que torna a exibição de filmes e audiovisuais de produção nacional obrigatória nas escolas de ensino básico por, no mínimo, duas horas mensais. “Vamos entrar em contato com as escolas da rede pública municipal de Itabaiana para viabilizar exibições de filmes paraibanos, incluindo trabalhos de realizadores de Itabaiana como Fábio Mozart, Marcos Veloso, Jacinto Moreno, Edglês Gonçalves e esse vídeo dos alunos da Escola João Fagundes”, afirmou Rosival.

O autor do projeto, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), argumentou que a arte deve ser parte fundamental do processo educacional e que a criança que não tem acesso a manifestações artísticas usualmente se transforma em um adulto desinteressado por cultura.

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar dispõe de projetor, tela e sonorização. “Necessitamos apenas de transporte para o material e apoio logístico das escolas”, complementou ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário