PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Itabaiana tem o melhor índice de desenvolvimento humano do vale do Paraíba


O município de Itabaiana tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do vale do Paraíba, conforme dados do "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil", divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Segundo os números, o município lidera na região com o índice de 0,613, seguido por Ingá Lavras (0,0,592), Pilar (0,579), Mogeiro (0,574), Salgado de São Félix (0,569), Juripiranga (0,548) e São Miguel de Taipu (0,548).

Itabaiana também é a única da região a aparecer entre as 50
 cidades com o melhor índice do Estado, ficando na 45ª posição, considerada como média. Os demais municípios da região ficam na faixa considerada como baixa em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.

Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões.

No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.

 

 

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário