PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 21 de agosto de 2014



Candidato é excluído e acusa coligação de racismo

Em comunicado publicado ontem (20), o jornalista Dalmo Oliveira (foto) informou que sua candidatura a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores foi excluída junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TER), por determinação da coordenação da coligação “A Força do Trabalho”.  Conforme Dalmo, o cancelamento da candidatura se deu, supostamente, por motivos organizacionais e administrativos da referida coligação e do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em João Pessoa, e não por decisão pessoal.
Na nota, o jornalista acusa a coligação de que faz parte o PT de “racismo institucional”. “O descarte de minha candidatura é a prova inequívoca do preconceito que políticos profissionais nutrem em relação ao ativismo social, com os candidatos representantes das ‘minorias’, enfim, com a população negra paraibana, que nossa candidatura tão bem poderia representar”, afirmou ele. 

O nome do candidato foi descartado devido a um erro de cálculo nas vagas para a disputa do cargo a deputado federal. Foi inscrito um número de candidatos maior do que a coligação teria direito, segundo a legislação eleitoral. Dessa forma a referida coligação descartou alguns concorrentes de cada partido coligado, e, no Partido dos Trabalhadores, a candidatura de Dalmo Oliveira foi a escolhida para sanar o equívoco organizacional e contábil.

Dalmo ainda informa que foi pego de surpresa com a informação de que o partido não o havia registrado como filiado, em tempo hábil, junto à Secretaria Eleitoral do TRE, o que poderia gerar sua automática desclassificação do pleito, mesmo  estando filiado internamente a esta agremiação partidária desde o ano de 2011, inclusive com as contribuições partidárias em dia junto à tesouraria do partido, conforme afirmou na nota.

“Fui submetido a um processo constrangedor pela referida coligação que, antes de qualquer julgamento do Tribunal, retirou uma candidatura legítima, que, iniciada junto ao eleitorado paraibano, se mostrava com boa aceitação e potencial de crescimento”, finalizou Dalmo, declarando-se frustrado diante da retirada da candidatura. “A medida atinge a todas e todos, cidadãs e cidadãos comuns, das classes mais desfavorecidas e dos movimentos sociais, que juntamente comigo acreditam em ideais sociais autênticos, igualitários e democráticos”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário