PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 23 de agosto de 2014

Padres assumem candidaturas na Paraíba e solidificam politização do clero

Prefeito Antonio Carlos (esq.) com Veneziano e o Padre Dorgival

Os padres estão assumindo posições políticas partidárias abertamente em suas paróquias, apesar da recomendação do Arcebispo D. Aldo Pagotto de que os párocos se mantenham afastados de atividades desse tipo.

Em Itabaiana, o padre Dorgival Vicente aparece em fotos postadas nas redes sociais ao lado do candidato a deputado federal Veneziano Vital do Rego e seu apoiador na cidade, o prefeito Antonio Carlos Melo Jr. “O pároco da minha querida Itabaiana, Cônego Dorgival Vicente, também está conosco. Vamos vencer com amor e fé”, afirma o prefeito.

Outros quatro padres, representando um grupo formado por mais de 30 párocos, anunciaram apoio à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB).  Os padres Gescione Dias, candidato a deputado estadual pelo PCdoB, Gedeon José, Waldemir Santana e Lucivaldo Eugênio estiveram reunidos com Ricardo Coutinho em João Pessoa, para publicitar o apoio político.
Segundo o historiador Ítalo Domingos, a politização do clero brasileiro, a partir da metade do século XVIII, transformou esta classe em uma potencial ameaça à estabilidade do Estado. A constante participação de clérigos em revoluções e sedições, do final do século XVIII até 1842, levou o governo imperial a implementar uma política de despolitização do clero. A intensificação da participação política da classe clerical também gerava imensos transtornos para a Igreja, pois os seus ministros, ao se envolverem na política partidária, na maioria das vezes se esqueciam de seus compromissos espirituais e eclesiásticos, favorecendo o nascimento de correntes heterodoxas como o liberalismo eclesiástico liderado pelo padre Feijó.


Nenhum comentário:

Postar um comentário