PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 30 de agosto de 2014

Plebiscito popular terá urnas em assentamentos de Itabaiana, Mogeiro e São Miguel de Taipu




O plebiscito popular sobre a realização da Constituinte Exclusiva e Soberana bda Reforma Política acontecerá de segunda-feira (01) até domingo (7 de setembro) em 32 municípios paraibanos. A meta é reunir 300 mil assinaturas a favor da proposta de mudança da lei eleitoral.

No vale do Paraíba, estarão disponíveis urnas em Juripiranga, na Paróquia Nossa Senhora da Soledade e São Sebastião, na Avenida Brasil; em Itabaiana, no Assentamento Almir Muniz; em Mogeiro, no Acampamento Paraíso e no Assentamento Padre João e em São Miguel de Taipu, no Assentamento Maravalha.

O plebiscito fará uma única pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político?”. São 350 organizações que constroem o Plebiscito Constituinte nacionalmente e já existem mais de 1000 comitês populares espalhados em todo país com a meta de alcançar 10 milhões de votos. O movimento é estratégico para pressionar o Congresso Nacional sobre as mudanças e demandas necessárias para a construção de um país com mais democracia participativa e representativa.

O que é um Plebiscito Popular?
Um Plebiscito é uma consulta na qual o povo brasileiro vota para aprovar ou não uma questão. De acordo com as leis brasileiras, somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Apesar disso, desde o ano 2000, os Movimentos Sociais brasileiros começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos, como, por exemplo, o Plebiscito sobre a ALCA – Área de Livre Comércio das Américas no Brasil, realizado em 2002 e que obteve mais de R$ 10 milhões de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário