PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ingá, Pilar e Itabaiana estão qualificados para aprimorar assistência farmacêutica


Os municípios de Ingá, Pilar e Itabaiana estão na lista dos que poderão receber o Qualificar SUS, programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica, que tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da assistência farmacêutica nos serviços de saúde, visando a atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada. As duas cidades já entregaram o Termo de Adesão, sendo aceitas por atender às exigências do programa. Para o ano de 2014, 676 (Seiscentos e setenta e seis) novos municípios do Plano Brasil sem Miséria até 100 mil habitantes serão habilitados a receberem recursos de investimento e custeio para a qualificação da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica.
Com o projeto, a distribuição de medicamentos das Farmácias Básicas das Unidades de Saúde estará interligada, on line, com o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, o Hórus, que permite o cadastro do usuário informando o medicamento que o paciente está levando, quantos e quais os medicamentos ele já levou até o momento, incluindo a sua posologia e o custo para o Município.
Após a informatização das Unidades, os medicamentos estarão disponíveis nos postos, com exceção dos medicamentos para hipertensão, diabetes e de controle especial que devem ser distribuídos somente na Farmácia Básica. A partir da implantação do Qualifar nas cidades, os usuários do SUS que necessitam de medicamentos prescritos pelos médicos nas Unidades devem se dirigir à Farmácia Básica munidos de RG, CPF, cartão do SUS e receita médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário