PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Escola desenvolve projeto literário e apresenta grupo de dança folclórica


A Escola Estadual João Fagundes de Oliveira, de Itabaiana, realizou ontem (30) a abertura do Projeto Literário envolvendo diversas turmas. Segundo a direção da Escola, o projeto programou atividades de leituras, estimulando o hábito da leitura entre os alunos e o conhecimento dos diversos gêneros literários, além de momentos interativos culturais, com a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Arlinda Cirandeira, composto por alunos da escola e dirigido pelo arte educador Edglês Gonçalves.

O grupo exibiu a dança da boneca de pano, entre outros números, com participação de Tarcyeli, Vitória, Clenio, Lívia, Jaciara, Julio, Mayara, Kaylanne, Lucas, Sarah, Raissa, Talvvani e Jonatas. Edglês Gonçalves é monitor do programa Mais Cultura na Escola, e voluntário do Núcleo de Folclore do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar.
Arlinda Agostinho Narciso, Arlinda Cirandeira, que dá nome ao grupo folclórico da Escola João Fagundes de Oliveira, nasceu em 8 de março de 1935 na cidade de Itabaiana e faleceu em 31 de setembro de 1999. Foi mestra do pastoril ou lapinha. Comandou os cordões azul e encarnado nas ruas da velha Itabaiana durante a época de Natal. No restante do ano, Arlinda cantava ciranda e sambava na ala das baianas da Escola de Samba Imperatriz.

Arlinda tinha uma voz forte, criava suas próprias toadas na ciranda, fazia repentes no coco de roda e preparava com carinho as roupas do anjinho, da contra mestra, camponesa, borboleta, Diana e demais personagens da lapinha. Ganhava a vida comercializando verduras na feira livre. Foi uma das mais autênticas e talentosas do panteão dos nossos artistas populares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário