PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Funesc oferece capacitação para profissionais de bibliotecas em Itabaiana



Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, do Ponto de Cultura Cantiga de NInar, terá dois representantes no curso

A coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), promove mais uma edição do curso de capacitação para profissionais que atuam no âmbito de bibliotecas públicas, em Itabaiana (PB). As aulas gratuitas acontecerão nos dias 29 e 30 de outubro, na Escola Municipal Antônio Batista Santiago, no Alto Alegre, no horário das 8h30 às 12h e das 14h às 17h.
Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas na Paraíba (SEBP-PB), a bibliotecária Cybelle Macedo é a responsável pela atividade que desta vez conta com parceria da prefeitura e do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. O treinamento é destinado aos profissionais que atuam nas unidades públicas estaduais, municipais, comunitárias e rurais. O objetivo é capacitar, gerar conhecimento e aperfeiçoar a atuação do técnico que atua em bibliotecas com noções de gestão, além de atualizar dados cadastrais para manter contato com todos os profissionais do setor.
O curso é gratuito e as turmas são limitadas em 25 vagas em cada cidade aonde vem sendo realizado, sendo que em Itabaiana participarão representantes de Salgado de São Félix, Juripiranga, Pilar e São José dos Ramos. A cada mês, a ação percorre diferentes municípios paraibanos. Nos dias 5 e 6 de novembro será a vez dos moradores da cidade de Poço José de Moura receberem o treinamento.
O treinamento básico está dividido em duas etapas. Na etapa teórica, o aluno recebe informações sobre o conceito e a missão das bibliotecas públicas. A parte técnica compreende a atualização profissional, apresentando ao aluno as novas tecnologias e mostrando como usá-la a favor do acesso à informação.
O programa inclui noções sobre serviços, equipamentos, formação de acervo, materiais, critérios para classificação de obras raras, processo técnico, classificação, catalogação, organização, empréstimo, pequenos reparos nas obras, preservação e conservação do acervo.
Software – A Biblioteca Nacional disponibiliza um software livre chamado “Biblivre” para todas as unidades públicas, comunitárias e rurais. “No curso, fazemos a divulgação dessa ferramenta e orientamos sobre sua utilização”, explica Cybelle Macedo, que vai ministrar as aulas.
A Biblioteca Juarez da Gama Batista exerce hoje um papel de destaque em toda a Paraíba por assumir a coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, vinculado ao Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional. Através do sistema, dá assistência aos municípios estaduais no que diz respeito à implantação de bibliotecas, treinamento e todo apoio técnico. “Uma das suas ações é dar esse suporte, já que muitas unidades instaladas em cidades do interior não possuem o profissional bibliotecário”, afirma a diretora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário