PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Prefeitura de Itabaiana espera instalar mamógrafo em parceria com Governo do Estado

Estudantes e funcionários públicos na caminhada do Outubro Rosa em Itabaiana

Em entrevista à imprensa ontem, 22 de outubro, durante a caminhada do “Outubro rosa”, que chamava a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o chefe da assessoria de comunicação da Prefeitura, Carlão Melo, disse que, infelizmente, o Município ainda não conta com mamógrafo para diagnosticar a doença, mas que o prefeito Antonio Carlos já está preparando projeto em parceria com o Governo do Estado para adquirir este equipamento. “O mamógrafo deve vir acompanhado de digitalizador e impressora a lazer, e isso custa muito caro, sendo que Itabaiana é um Município pobre, que vive basicamente de recursos federais e não tem condições de arcar com um investimento desse porte”, disse ele.

O mamógrafo também deve ser acompanhado de aparelho complementar chamado de Sistema Radiográfico computadorizado da Regius Modelo 210 (Importado do Japão). Todo o conjunto fica em torno de meio milhão de reais, além da contratação de radiologista e treinamento de alta qualidade para equipe técnica. Para Régis Marques, morador da cidade, esse investimento é quase igual ao que a Prefeitura gasta no período carnavalesco com bandas, blocos e fornecimento de material para decoração, entre outras despesas da festa momesca. “O que esses prefeitos querem, na verdade, é aparecer nessas caminhadas como o Outubro Rosa, mas falta vontade política para ajudar as mulheres pobres a se proteger dessa doença terrível”, afirmou.


Para a médica Aparecida Amorim, ex-prefeita de São José dos Ramos, a campanha deixa a desejar em relação a resultados práticos. “É muita mídia e pouca ação, as mulheres precisam de cuidado e as ações propostas são limitantes e pouco acessíveis. Pela prevalência do câncer, necessário se faz a busca ativa de formas de prevenção, é mais econômico e eficaz,” concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário