PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 5 de outubro de 2014

Secretaria de Saúde de Pilar promove almoço para comemorar dia do Agente de Saúde


A Secretaria de Saúde de Pilar promoveu um evento festivo dedicado à categoria dos agentes comunitários de saúde, nesta quinta-feira, dia 2 de outubro, quando é comemorado o Dia Nacional do Agente de Saúde. Na ocasião o coordenador de atenção básica, Jankanderson Valério, juntamente com o Secretário de Saúde, Josemar Ferreira, fizeram a entrega de materiais de trabalho, como bolsas, balanças e protetor solar. Valério aproveitou o ensejo para parabenizar os ACS pelo empenho e dedicação e felicitá-los pelo seu dia. "Os agentes comunitários de saúde do nosso municípios são os braços da atenção básica. Sem eles, fica impraticável a prevenção e promoção da saúde", ressaltou ele.

Os agentes de saúde de Pilar reivindicaram na ocasião o piso salarial da categoria, ficando acertado que as autoridades sanitárias levariam à prefeita o pedido de regularização dos salários, “para que se chegue a um consenso.”

A data surgiu a partir das conquistas da categoria no decorrer do tempo, partindo do Decreto n° 3.189/99 que regulamenta a atividade dos ACS, que abriu caminho para a criação da profissão do ACS através da Lei Federal 10.507/02 e consequentemente culminando com a promulgação da Emenda Constitucional 51, que define de uma vez por todas o fim da precarização do serviço dos ACS E ACE, e como conquista maior, a Lei Federal 11.350/06, que regulamenta a profissão dos Agentes comunitários e Agentes de Combate às Endemias.



Evanio Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário