PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 20 de novembro de 2014


Vereadores de Pilar ignoram debate sobre lixo e faltam à audiência pública

Os vereadores de Pilar não compareceram à audiência pública que ocorreu em 18 de novembro, última terça-feira, na Câmara Municipal, para criação de gestão integrada de resíduos sólidos. Estiveram na audiência representantes da sociedade civil, professores, presidentes de associações comunitárias, agentes comunitários de saúde e a prefeita Virgínia Veloso, que pediu urgência na criação do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos para eliminar o lixão e melhorar a qualidade de vida da população pilarense.

Responsável pela condução técnica da audiência, Tânia Maria Queiroga ressaltou a importância da participação de toda comunidade para se ter maior efetividade nas ações. Ela ainda lembrou que a maioria dos municípios ainda não criaram seus planos, devido à falta de prioridade para o problema, informando que Pilar soma-se aos outros quinze municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada dos Municípios do Baixo Paraíba (COGIVA), e por estarem consorciados, esses municípios terão prioridade na destinação de recursos por parte do Governo. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios terão até 2016 para conclusão de seus respectivos planos e 2018 para fecharem todos os lixões.

Em determinado momento, o plenário se manifestou, cobrando a presença mais efetiva dos vereadores pilarenses, que salvo o presidente da Câmara, Murilo Barbosa, com brevíssima participação, os demais não marcaram presença na audiência. Outro faltoso foi o Secretário de Meio Ambiente da cidade, que não compareceu e nem justificou a ausência.

Com o Blog do Ivanio Teixeira




Nenhum comentário:

Postar um comentário