segunda-feira, 31 de março de 2014

Vereadora de João Pessoa promete visitar hospital de Itabaiana para “ver de perto o descaso”

Raíssa com o vereador Wellingson Chaves

A vereadora de João Pessoa, Raíssa Lacerda (PSD), anunciou que visitará Itabaiana para ver de perto as condições em que se encontra o Hospital Regional, segundo informou o vereador Wellingson Chaves, de quem partiu o convite à sua colega parlamentar em recente encontro político em Mamanguape. Chaves reclama da falta de estrutura para um bom atendimento e de uma ambulância para servir à população.
O Hospital Regional Sebastião Rodrigues de Melo tem sido alvo de críticas desde sua inauguração pelo ex-governador José Maranhão. Desde então, tem servido de cabide de emprego, conforme se vê na matéria abaixo, publicada em 21 de outubro de 2010 no site “Paraíba hoje”:
“O Hospital Regional de Itabaiana virou um verdadeiro cabide de empregos para os seguidores do Governo Maranhão III. É um comitê eleitoral do PMDB (médicos e funcionários pedem votos aos pacientes para Maranhão), inclusive com terrorismo e mentiras. O blog foi informado de que esse grupelho espalha de forma covarde informações mentirosas, que se Ricardo ganhar as eleições o Hospital será fechado.”

O Hospital não foi fechado, mas continua sendo alvo das mesmas críticas do governo anterior, conforme se vê pelas constantes denúncias do deputado estadual Trócolli Júnior. O jornalista Carlos Magno escreveu em sua coluna de 19 de novembro de 2013: “Toda a desgraça que se abateu sobre o Hospital Regional de Itabaiana é causada por um vírus terrível chamado incompetência e negligência com o patrimônio público, agravada por imensa indiferença diante das necessidades reais mais urgentes e mais importantes da população”.

O vereador Wellingson dos Transportes, como é mais conhecido, tem sua atuação na área de saúde, transportando pacientes em sua ambulância particular para hospitais em João Pessoa. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do Governo sobre o tema, sem obter retorno.


domingo, 30 de março de 2014

Filme produzido pelo Ponto de Cultura Cantiga de Ninar será lançado na TEIA PB 2014

O vídeo “Tenho em mim todos os sonhos do mundo”, com base na poesia de Fernando Pessoa, será lançado durante a TEIA PB 2014, em Campina Grande, nos dias 10, 11 e 12 de abril. O vídeo de ficção foi produzido por Marcos Veloso com apoio do Núcleo de Audiovisual do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana.

A realização da Teia 2014 pretende mobilizar os representantes dos 71 pontos de cultura do estado da Paraíba e promover uma discussão em torno da produção artística e ações educativas de caráter inclusivo dos Pontos de Cultura, com atuação em todas as microrregiões da Paraíba, mobilizando um total de duzentos e trinta pessoas, dentre artistas, gestores e técnicos dessas organizações e convidados de outros estados.

A realização da terceira edição da Teia PB é um esforço conjunto dos Pontos de Cultura, Ministério da Cultura, Governo do Estado da Paraíba, considerando os princípios da gestão compartilhada e do controle social do Programa.
Constitui-se da Rede de Pontos de Cultura do Estado da Paraíba e seus integrantes, pesquisadores, artistas e geral, alunos das escolas públicas do Município de Campina Grande, e quaisquer pessoa interessada pela temática hora apresentada.


Com a realização deste importante evento, espera-se consolidar e integrar as ações culturais da rede de pontos de cultura paraibana. Apresentar soluções inovadoras para sanar as dificuldades apresentadas na gestão dos Pontos de Cultura. Além, de contribuir para ampliação de ações da Rede de Pontos de Cultura do Estado da Paraíba.

sábado, 29 de março de 2014

Câmara de Itabaiana realiza capacitação para vereadores e servidores



 A Câmara Municipal de Itabaiana promove nos dias 27 e 28 de maio, curso de capacitação para os vereadores e servidores. O objetivo é auxiliar os municípios na implementação da Lei de Acesso à Informação e incentivar a transparência pública. Os cursos também serão realizados em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Controladoria Geral da União (CGU).

Os cursos serão presenciais, e terão a carga de 20 horas aula, durante dois dias. Nas capacitações serão abordados temas como Transparência Ativa, Transparência Passiva, Regulamentação da LAI, além de noções sobre arquivo e tratamento da informação. Os participantes receberão certificado.

Em entrevista na TV Assembleia, o Presidente Wellingson da Fônseca Chaves afirmou: “Parabenizo a ação pioneira do Presidente Ricardo Marcelo, em promover estes cursos para as Câmaras Municipais, visando capacitar nossos servidores e vereadores”.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Lixo acumulado nas ruas preocupa população de Itabaiana


“Itabaiana está em colapso”, assim definiu o militar José Roberto, sobre as denúncias de lixo acumulado em diversas partes da cidade. De acordo com o morador Atealdo Teixeira, já faz mais de um mês que o caminhão do lixo passou em sua rua. O acumulo de lixo nas vias urbanas tem preocupado os moradores que temem proliferação de germes, ratos e insetos causadores de dengue, leptospirose, febre tifoide e outras doenças graves.
A situação da falta de coleta do lixo foi debatida na Câmara Municipal, com alguns vereadores cobrando efetividade nas ações do governo municipal para corrigir o problema que é de saúde pública, afetando o meio ambiente. O lixo causa enchentes, entope bueiros e diminui a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna. “Se um prefeito não consegue enfrentar um problema básico desses, é hora de se reavaliar se ele deve continuar no cargo”, disse a vereadora Rosane Almeida.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura local, solicitando informações a respeito das providências que por ventura estejam sendo tomadas com relação ao problema. Segundo a assessoria, falando em nome do Secretário de Infraestrutura do Município, Adjailson, realmente houve um problema de manutenção das caçambas que fazem o serviço de coleta de lixo, mas a partir de hoje, 27, as duas caçambas e mais um trator da Prefeitura estarão fazendo a coleta, devendo regularizar o serviço até o final da semana. Sobre as denúncias postadas nas redes sociais, o assessor que repassou as informações afirmou que as fotos postadas são antigas. “Estão requentando notícias para atingir a imagem da administração, mas a realidade não é como divulgam”, afirmou a fonte.


Uma das denúncias é sobre resíduo hospitalar jogado na rua, contrariando as normas primárias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que regulamenta o correto procedimento com relação aos lixos hospitalares, segundo a fonte, autora da foto. 


quinta-feira, 27 de março de 2014

Câmara de Itabaiana concede título de cidadão honorário ao senador Cássio Cunha Lima

Senador Cássio com o vereador Wellingson Chaves

A Câmara Municipal de Itabaiana, em sessão realizada no dia 25 de março, aprovou projeto de lei de iniciativa do vereador Wellington Chaves que dá título de Cidadão Itabaianense ao senador Cássio Cunha Lima (PSDB). O vereador Chaves justificou a proposta citando ações do ex-governador Cássio em defesa do povo do Município, merecendo a homenagem, segundo ele.
Cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe do Poder Legislativo. O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. O senador já recebeu o mesmo título em diversas cidades, como João Pessoa, Santa Rita, Esperança, Sapé e Coremas.
Nas redes sociais, cidadãos itabaianenses discordam da iniciativa do vereador Chaves, considerada uma “jogada eleitoreira” e “falta do que fazer”, segundo Thiago Veloso, que classificou o vereador de “oportunista”. Wellington Pereira disse que Cássio “nunca fez nada por Itabaiana” e não merece a homenagem. Outro internauta que se identifica como Falcão lembrou que Cássio jamais foi bem votado na cidade e “quem merece o título é o ex-governador José Maranhão”. O locutor Agnaldo Ribeiro discorda. Para ele, “Cássio merece demais ser considerado oficialmente itabaianense”.
Um empresário local, que não quis se identificar, também ironizou: “todo mundo já recebeu esse título, um a mais não faz diferença, além do mais o povo gosta de festa”, disse ele.

AMBULÂNCIA E CASSAÇÃO
Na mesma sessão, os vereadores itabaianenses voltaram a reclamar da falta de ambulância na cidade. Segundo eles, a única ambulância colocada à disposição da população é de propriedade do vereador Wellington Chaves. Outra unidade que existe pertence à Fundação Adauto Elias, controlada pela ex-prefeita Dida Moreira, que se encontra fora de circulação.
A vereadora Rosane Almeida foi contundente nas críticas ao atual prefeito, Antonio Carlos Melo Jr., pedindo sua cassação por várias irregularidades que, segundo ela, estão sendo cometidas pelo administrador.



quarta-feira, 26 de março de 2014

Deputado Ruy Carneiro comete gafe em relação ao aniversário de Itabaiana


O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) divulgou hoje (26) pelas redes sociais mensagem felicitando a cidade de Itabaiana pelo aniversário de emancipação política, neste dia 26 de março, quando na realidade o Município comemora esta efeméride em 26 de maio, portanto, daqui a 60 dias. O descuido da assessoria do parlamentar provocou ironias de internautas como Atealdo Teixeira que observou: “É um dos muitos que aparecerão por aqui até outubro, fingindo intimidades”.
Eis a mensagem:
“A terra do Mestre Sivuca está em festa: Itabaiana completa 123 anos de emancipação política. Que seja dia de comemoração por todas as vitórias desta terra e sirva para lembrar da importância que a cidade onde a glória reluz tem para toda a região. Parabéns, continuem unidos e sempre avançando”.



Tiroteiro em Pilar deixa um morto e dois feridos

O jovem Joalisson Soares (foto) foi morto a tiros ontem, 25, próximo à localidade Café do Vento, nas imediações da casa do famoso médium “Seu Raimundo”, município de Pilar.  O rapaz foi perseguido por dois homens numa moto, que efetuaram vários disparos, matando Joalisson e ferindo os dois amigos que estavam com ele, os quais foram socorridos para o Hospital de Traumas, em João Pessoa.

A vítima fatal, que completaria 18 anos amanhã (27), morava no sítio Engenho Recreio, filho de agricultores. Segundo testemunhas, ele conduzia uma motocicleta juntamente com os amigos quando foi abordado pelos agressores. A Polícia encaminhou o corpo de Joalisson ao Instituto de Medicina Legal. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídio, e a Polícia ainda não tem informações sobre autoria e motivação do crime.



SALGADO DE SÃO FÉLIX

Município realiza sorteio de lotes para a casa própria

Na manhã desta terça-feira, (25), foi realizada uma reunião com os beneficiários das 193 casas que serão construídas pela Cooperativa de Habitação do Estado da Paraíba –COHEP. Na ocasião foram sorteados os lotes e formada a Comissão de Fiscalização das obras. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo da cidade, com a presença do prefeito Adaurio Almeida, Petronilo Vieira, Secretário de Infraestrutura do Município, vereadores Carlindo Cabral, Mano e Mário Romero.

Após uma breve fala das autoridades presentes, o secretário Petronilo Vieira fez uma apresentação em slides sobre o Programa de Habitação do Município, informando sobre as construções de habitação que estão sendo realizadas em todos os cantos do município, inclusive zona rural. São 176 casas na zona rural, incluindo Alagamar e Juá, mais 40 unidades na zona urbana que serão entregues nos próximos dias, além de 25 casas na Beira Rio que já foram entregues.

O Secretário também lembrou que recentemente foi nomeado Conselheiro do Estado da Paraíba no Conselho das Cidades. No plano de habitação do Município ainda consta a construção de mais cem unidades habitacionais ainda este ano, segundo informou Ronaldo Loureiro, da COHEP.

(Ascom)

terça-feira, 25 de março de 2014

ITABAIANA

Prefeitura impossibilitada de firmar convênio com Governo Federal por inadimplência da gestão anterior

Reforma na Praça Epitácio Pessoa. Prefeitura não prestou contas dos recursos federais.

A Prefeitura de Itabaiana, nos primeiros quinze meses de administração do atual prefeito Antonio Carlos Rodrigues de Melo Júnior, não firmou nenhum convênio com o Governo Federal porque a administração passada não concluiu a prestação de contas de diversas obras em convênio com ministérios, o que inviabiliza a contratação de outras parcerias.

Segundo dados do Portal da Transparência do Governo Federal, a ex-prefeita Dida Moreira deixou de prestar contas ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome dos valores transferidos para o Programa Sentinela. A recuperação e revitalização da Praça Epitácio Pessoa, no valor de R$ 700 mil reais, também está até hoje inadimplente, assim como a construção da unidade de saúde, a Policlínica, cujo convênio é de R$ 500 mil reais com o Ministério da Saúde. Consta ainda reconstrução de casas, obra contratada com o Ministério da Integração Nacional, também inadimplente. O Ministério da Saúde cobra da Prefeitura de Itabaiana a prestação de contas no valor de R$ 299 mil reais de projeto para melhoria do abastecimento de água no município. Da mesma forma, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento quer saber como foram gastos os R$ 283 mil reais do projeto de distribuição de energia elétrica na zona rural. Ainda no relatório de obras onde o gestor não cumpriu suas responsabilidades de prestação de contas, está listado projeto de saneamento básico e melhoria sanitária, dinheiro do Ministério da Saúde, no valor total de R$ 307 mil reais.

O atual prefeito, Antonio Carlos Melo Jr., ainda não se manifestou sobre o assunto, mesmo tendo garantido, antes da posse, mandar fazer auditoria nas contas públicas e publicar o resultado para que a população tomasse conhecimento da realidade administrativa encontrada. Por conta dessas pendências, o município de Itabaiana não pode firmar convênio com nenhum ministério, porque a legislação veda celebração de convênios, realização de transferências ou a concessão de benefícios sob qualquer modalidade, destinados a órgãos ou entidades da administração que estejam inadimplentes em relação a outros convênios ou não estejam em situação de regularidade com a União ou entidade pública federal.




segunda-feira, 24 de março de 2014

Vereador de Itabaiana apoia projeto cultural comunitário

Semeão Rodrigues com sua filha, na feira de livros do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

O vereador Semeão Rodrigues mostra-se sensível às propostas do segmento cultural na cidade de Itabaiana, segundo afirmou em visita ao Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. “Queremos trazer a cultura para ser debatida na Câmara Municipal, mesmo porque percebo que todos os colegas vereadores têm sensibilidade para este importante setor”, disse ele.

Segundo Semeão, tramita na Câmara projeto de lei de sua autoria que dá espaço para artistas de Itabaiana se apresentar nos shows em praça pública, com direito a uma porcentagem do cachê do artista principal. Ele acha que todos os vereadores serão favoráveis à aprovação do projeto, que valoriza o artista da terra.

Semeão Rodrigues esteve visitando a Feira de Livros da Biblioteca Arnaud Costa, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, levando consigo a filha, para quem adquiriu alguns livros. Na ocasião, ele assinou proposta de sócio da entidade, passando a colaborar com certa quantia para a manutenção do projeto. “O Ponto de Cultura vem ajudando a mudar a visão da cultura em nossa cidade e é importante para a juventude”, disse Semeão.


sábado, 22 de março de 2014

Prefeito de Juripiranga diz que apoia incondicionalmente reeleição de Ricardo Coutinho

Aliado fiel de primeira hora do governador Ricardo Coutinho - desde antes de sua vitória para Prefeito de Juripiranga em 2012 - o engenheiro civil e Empresário do ramo de frios Paulo Dália Teixeira (foto) reuniu parte de sua equipe administrativa (Secretários e Gerentes) para confirmar o seu apoio incondicional ao projeto de reeleição do Governador da Paraíba.

Paulo Dália, ainda não fez o aviso oficial de sua opção, mas já marcou data, hora e local de fazê-lo. Será na próxima segunda feira (24), a partir das 13h nos estúdios da Rádio Comunitária Radical, no programa “A hora da verdade” apresentado diariamente das 13h às 15h pelos radialistas Danilo Roberto e Samuel Barros. Na oportunidade, Ricardo Barbosa, Superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (SUPLAN), participará do programa.

O ex-prefeito Tom Maroja deverá tomar rumo diferente na eleição para governador, já que garantiu seu apoio político ao senador Cássio Cunha Lima, um dos postulantes.

Com informações de




Comarca de Pilar recebe cerca de 1.400 processos em um ano


A Vara Única da Comarca de Pilar recebeu, no período de um ano (2013) cerca de 1.400 processos, estando na lista das mais movimentadas quanto às ações processuais, conforme estudo feito pela Corregedoria-Geral de Justiça. De acordo com o artigo 309 da Loje, para a criação de uma comarca e, consequentemente, de uma vara única, devem ser distribuídos 500 processos por ano, no mínimo. Atualmente, exerce a função de Juiz de Direito da Comarca de Pilar o Dr. Helder Ronaldo Rocha de Almeida.

O trabalho de um magistrado e servidores de uma vara única é vasto e complexo. É preciso ter conhecimento e dedicação em Fazenda Pública, Executivos Fiscais, Violência Doméstica, Família, Feitos Especiais, Sucessões, Infância e Juventude, Conflitos Agrários, Crime, Tribunal do Júri, Execução Penal, Penas Alternativas e Entorpecentes.

As vara únicas funcionam quase sempre em comarcas de primeira entrância, ou seja, nas cidades onde o movimento processual é menor, quando comparado com as de segunda e terceira entrâncias.

Com informações de Fernando Patriota.




sexta-feira, 21 de março de 2014

Ingá lidera ranking no vale do Paraíba pelo índice de infestação de dengue



 O município de Ingá apresenta um quadro preocupante de combate à dengue. No Município, o índice de infestação é de 7,0, ficando em 55º lugar no ranking nacional, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. Itabaiana vem em seguida no vale do Paraíba, com 4,8, aparecendo em 117º lugar no país, onde o índice da doença é considerado de risco. Juripiranga ficou em 150º no Brasil, com índice de 4,1. 
A pesquisa foi elaborada a partir de levantamento do Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios, em 1.315 cidades, com o objetivo de identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

De 88 municípios pesquisados na Paraíba, 65 apresentaram ao Ministério da Saúde um quadro preocupante de combate à dengue. Em 25 cidades, o índice de infestação foi considerado de risco, porque os agentes de saúde encontraram larvas e mosquitos causadores da doença em mais de 4% dos ambientes visitados. Já em outras 40 cidades, onde os micro-organismos estão em até 3,9% dos domicílios, o estado é de alerta. Os dados foram divulgados ontem pelo governo federal.

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Talita Tavares, o governo estadual vem recomendando, desde o começo do ano, que os municípios paraibanos intensifiquem as ações de combate e prevenção da doença.


quinta-feira, 20 de março de 2014

Itabaiana e Salgado terão pagamento do ‘Garantia Safra’


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), do último dia 12, a portaria de número 13 autorizando o pagamento adicional do 'Garantia Safra' no valor de R$ 155,00 mensais, por família, para mais de 70 municípios paraibanos.

Queimadas, Salgado de São Félix, Itabaiana, Pombal, Barra de Santa Rosa, Santa Luzia, Parari, Brejo do Cruz, Congo e Catolé do Rocha são algumas das cidades contempladas.
Os pagamentos, relativos à safra 2012-2013, começaram a ser efetuados neste mês de março, nas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica, e se encerram no próximo mês.

Programa


O 'Garantia Safra' é um benefício social vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Seu objetivo assegurar renda mínima para a sobrevivência de agricultores de localidades atingidas, sistematicamente, por situação de emergência ou calamidade pública por causa de estiagem ou excesso hídrico.

quarta-feira, 19 de março de 2014

João Pessoa tem feira ecológica no Ponto Cem Réis


Hoje, 19 de março, a partir das 7h às 14h, agricultores de 21 assentamentos da reforma agrária estarão no Ponto de Cem Réis, em comemoração a mais um ano do Dia Estadual de Combate ao uso de Agrotóxicos. A data, que foi criada pela Lei estadual 9.781/2012, de 8 de junho de 2012, de autoria de Frei Anastácio.

A feira com produtos orgânicos vai reunir, em 66 bancas com frutas, legumes, hortaliças e artesanato produzidos por agricultores de vários municípios paraibanos.

O evento é promovido pelo Incra/PB, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS), com apoio do mandato do deputado estadual Frei Anastácio, das entidades prestadoras de Ater em assentamentos paraibanos, prefeitura de João Pessoa, entidades e órgãos públicos.


terça-feira, 18 de março de 2014

Pilar recebe médicas cubanas do programa Mais Médicos

As médicas cubanas Sônia e Sênia já atuam em Pilar (Foto: Mariah Marques)

A cidade de Pilar (PB) recebeu nesta sexta-feira (14) as primeiras médicas cubanas do programa do governo federal Mais Médicos. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do programa, em julho de 2013, o município fez a adesão para receber os profissionais. As médicas já estão trabalhando nos Postos de Saúde da Família instalados na cidade. Segundo Josemar Ferreira, Secretário de Saúde, o município será responsável pela moradia, alimentação e deslocamento das médicas.

Já ao Ministério da Saúde cabe custear a bolsa-formação em favor dos médicos, bem como garantir supervisão e tutoria aos participantes. Os médicos, por sua vez, devem cumprir a carga horária do programa: 32 horas de ações de capacitação na realização de atendimento na Atenção Básica e 8 horas de ações de capacitação na realização de atividades acadêmicas.

De acordo com a Secretaria de Saúde local, o município fez a opção pelo programa devido à falta de adesão dos candidatos nos concursos públicos para médicos no município e pela facilidade que o programa traz, garantindo o médico durante o período de três anos.

A médica Sônia atenderá no PSF de Curimataú e a Dra. Sônia no PSF da Rua do Cruzeiro. “A rua do Cruzeiro agradece ao secretário Josemar pela reforma do PSF. Damos as boas vindas às médicas cubanas”, disse Mariah Marques, usuária do serviço de saúde do Município.







segunda-feira, 17 de março de 2014

Teatro de rua faz sucesso em Salgado de São Félix


Com muita irreverência e bom humor, o Grupo de Teatro “Quem Tem Boca é Pra Gritar”. de João Pessoa, realizou neste sábado (15) o espetáculo “Cancão, Malazarte e Trupizupe,”no Pátio da Igreja São Félix de Cantalice.

A peça mostra os "trambiques" de três espertalhões, uma faceta do povo nordestino que, para sobreviver, precisa desenvolver uma enorme sagacidade, uma perspicácia e um extraordinário senso de humor, que proporciona a esses anti-heróis brasileiros uma possibilidade de existirem, não anonimamente, mas, sobretudo, como um sobrevivente de um país, em que somente os abastados e poderosos usufruem em sua totalidade, segundo comenta o programa da peça.

A abertura oficial foi marcada mesmo pelo cortejo de artistas, que saiu do Salão Paroquial e seguiu pela rua do Centro até o local da apresentação.
O evento teve apoio da Prefeitura de Salgado de São Félix e Secretaria de Cultura e da FUNESC. 


Assessoria de Comunicação.