sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ITABAIANA



Capacitação para bibliotecários termina com entrega de certificados

Foi encerrado ontem, 30, o Curso de Capacitação em Biblioteca promovido pela Fundação Espaço Cultural, em Itabaiana, com a entrega dos certificados dos 25 participantes. O curso teve apoio do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e Secult/Itabaiana.

A Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas na Paraíba (SEBP-PB), a bibliotecária Cybelle Macedo é a responsável pela atividade que conta, pela primeira vez, com parceria de um Ponto de Cultura, o Cantiga de Ninar, um dos poucos na Paraíba que mantém biblioteca. 

O curso é destinado aos profissionais que atuam nas unidades públicas estaduais, municipais, comunitárias e rurais. O objetivo é capacitar, gerar conhecimento e aperfeiçoar a atuação do técnico que atua em bibliotecas com noções de gestão, além de atualizar dados cadastrais para manter contato com todos os profissionais do setor. 

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

No dia do livro, Funesc inicia capacitação para bibliotecários em Itabaiana


Estudantes na Biblioteca Comunitária Arnaud Costa


Começou ontem, 29 de outubro, Dia Nacional do Livro, o curso de capacitação para profissionais que trabalham em bibliotecas públicas e comunitárias na cidade de Itabaiana, na Escola Dr. Antonio Batista Santiago. Participam 25 pessoas de Itabaiana, Salgado de São Félix, Juripiranga, Pilar e Mogeiro. O curso termina hoje às 18h, com entrega de certificados aos participantes. A iniciativa é uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Funesc, Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e Secretaria Municipal de Cultura.

Segundo Jacy Mendes, da Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, o curso apresenta noções de gestão e maneiras de se democratizar o acesso aos livros, com excelente aproveitamento por parte das pessoas inscritas. “Tivemos contato com novas tecnologias e como usá-las a favor do acesso à informação, além de noções sobre equipamentos, formação de acervo, materiais, critérios para classificação de obras raras, processo técnico, classificação, catalogação, organização, empréstimo, pequenos reparos nas obras, preservação e conservação do acervo”, afirmou ela.

Luciano Marinho, Secretário de Cultura de Itabaiana, anunciou que está promovendo reforma na biblioteca pública da cidade e o curso “veio em boa hora para treinar nosso pessoal, já que não temos profissionais bibliotecários e esse suporte técnico é essencial para o trabalho de montagem de uma biblioteca pública dinâmica e bem estruturada”, disse ele.


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Novo reitor do IFPB visita instalações do campus de Itabaiana

Inspeção no Somopinho, onde funcionárão cursos do Pronatec

O novo Reitor do IFPB (Instituto Federal de Educação e Ciência da Paraíba) Cícero Nicacio, o diretor do campus que irá se instalar em Itabaiana, o também professor Francisco Emanoel Ferreira, e o assessor para implantação dos novos campus na Paraíba, engenheiro Roberto de Castro, estiveram ontem (28/10) na cidade para informar ao prefeito Antônio Carlos que uma equipe do MEC já esteve em Itabaiana para fazer uma inspeção técnica no Somopinha, local onde irão funcionar os Cursos do Pronatec, e que o Instituto aguarda agora somente a autorização do Ministério da Educação para se instalar em definitivo na cidade, até o dia 15 de novembro de 2014.
O diretor do campus, professor Emanoel, destacou que a unidade atenderá cerca de 180 mil habitantes em 12 cidades da região, e terá o início da sua construção com a instalação do canteiro da obra no final de novembro de 2014, com previsão do termino em três anos. “Mas nós já vamos nos instalarmos no Somopinha, oferecendo 140 vagas nos cursos do PRONATEC, MULHERES MIL, SERTIFIQUE e o PROEJA na área técnica, que são cursos de políticas inclusivas”, informou, adiantando ainda que no CAIC, através de um processo seletivo especial, teremos o período 2015.2 com os cursos regulares de Informática, Eletromecânica, Automação Industrial (pioneiro), e o curso superior de Mecatrônica (pioneiro), com duração de três anos.

O prefeito Antonio Carlos informou que isso está promovendo a reforma e adequação primeiro do Somopinha e depois do CAIC para que fiquem com os padrões do Instituto, também a complementação do calçamento do bairro do Jucuri. “Abriremos uma estrada do CAIC até a PB 054 que liga Itabaiana a Juripiranga. Informamos ainda à população que as inscrições para os cursos do PRONATEC serão feitas através da Secretaria do Desenvolvimento Humano e Social da Prefeitura de Itabaiana” concluiu o prefeito.
Ascom

terça-feira, 28 de outubro de 2014

76% dos municípios paraibanos tem situação de emergência reconhecida. LEIA!

76% dos municípios paraibanos tem situação de emergência reconhecida
Portarias divulgadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (27) reconheceram a situação de emergência de 170 cidades paraibanas, o que representa 76% do total dos municípios. No total, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em 225 cidades de Pernambuco, Paraíba e Paraná.
Com as portarias, as cidades paraibanas que tinham decreto municipal de situação de emergência devido à estiagem dos últimos meses, receberam o reconhecimento também em âmbito federal.
Com o reconhecimento do decreto em âmbito federal, a prefeitura está apta a pedir e receber recursos da União para a recuperação dos danos ou atendimentos emergenciais. O decreto vale por 180 dias, mas pode ser renovado caso haja necessidade.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Com 57% dos votos, Ricardo derrota Cássio em Itabaiana


O governador Ricardo Coutinho reverteu o resultado do primeiro turno em Itabaiana, ganhando do seu adversário, senador Cássio Cunha Lima, com 8.046 votos (57,14%) contra 6.035 votos (42,86%). O resultado eleitoral enfraquece a ex-prefeita Dida Moreira e o vereador Wellingson Chaves, cujos grupos políticos votaram no político campinense. Saíram fortalecidos o PMDB do prefeito Antonio Carlos e os vereadores Rosane Almeida, Ubiratan Correia e Júnior Pacheco, apoiadores de Ricardo.

No vale do Paraíba, apenas em duas cidades, Mogeiro e São Miguel de Taipu, o senador Cássio obteve maioria na eleição do segundo turno, realizada ontem, 26. Em São Miguel, Cássio foi votado por 2.173 eleitores, contra 1.930 votos dados a Ricardo. Em Mogeiro, Cássio ganhou por ampla maioria, com 5.209 votos contra 2.179.

Em Juripiranga, o prefeito Paulo Dália conseguiu suplantar seu rival político, ex-prefeito Tom Maroja, dando a Ricardo Coutinho 4.244 votos contra 2.528 sufrágios do senador Cássio.

Salgado de São Félix mostrou equilíbrio político entre as duas facções locais, com Ricardo Coutinho vencendo pelo placar apertado de 3.779 votos contra 3.088 dados a Cássio.  

Na cidade de Pilar, a prefeita ... não conseguiu canalizar o prestígio do filho, ex-Ministro Agnaldo Veloso Borges, que apoiou Cássio Cunha Lima. Ricardo ganhou com 3.444 votos contra 3.223 do seu adversário.


São Miguel de Taipu deu a vitória a Cássio, com 2.173 votos contra 1.930 do atual governador. 

domingo, 26 de outubro de 2014

Ponto de Cultura lança mais duas obras literárias em dezembro

atiao
Tião Lucena

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, em Itabaiana, promoverá mais dois lançamentos literários em sua sede. Trata-se do livro, do jornalista Tião Lucena, e , do publicitário Efigênio Moura. O primeiro, “A guerra de Princesa”, trata da saga do coronel José Pereira, que em 1930 teve a audácia de romper com o presidente João Pessoa e sustentar contra ele uma guerra desigual que durou seis meses, e na qual morreu mais gente do que a quantidade de pracinhas mortos nos campos da Itália, na Segunda Guerra Mundial.

O livro de Efigênio Moura, Santana do Congo, é uma comédia romanceada com tom nordestino. De acordo com o escritor, a obra é uma busca. “Késsy Jones (nada a ver com Cassi Jones de Lima Barreto) tem uma fixação: encontrar o pai que ele julgava ser artista circense. Daí, o circo era motivo para toda aproximação dele e qualquer instrumento relacionado ao circo ele imaginava o pai”, explica Efigênio.

O evento está agendado para o dia 20 de dezembro, às 20 horas, na sede da entidade, na Rua Coronel Firmino Rodrigues, 107, em Itabaiana. “Será nosso último evento neste endereço, já que estamos sendo despejados do casarão onde instalamos nossa sede”, disse Cassiana Meneses, da direção do Ponto.

sábado, 25 de outubro de 2014

Poetisa de Itabaiana é a primeira mulher aceita na Academia Paraibana de Literatura de Cordel

luciene soares
A Academia Paraibana de Literatura de Cordel recebe a adesão da primeira mulher, a poeta Luciene Soares. Ela é filha do poeta Severino Dias, já falecido, e esposa de outro vate, o também itabaianense Sander Lee, hoje radicados em João Pessoa.
A literatura de cordel tradicional não registra muitas autoras, talvez pela influência cultural machista do povo nordestino, preconceito que vem sendo rompido com a presença de valorosas poetisas no universo do verso popular. As mulheres sempre foram retratadas na literatura de cordel, na primeira metade do século XX, no papel de anti-heroínas, de mulheres malcriadas e falsas, como também de mulheres puras de boa conduta, identificadas como Eva ou Virgem Maria, respectivamente. “Nesse sentido, fica evidenciada a presença de uma cultura misógina que permeia as representações femininas em distintas linguagens nos diversos segmentos sociais”, escreveu a professora e pesquisadora Maria Ângela de Faria Grillo. Na modernidade, a mulher passou a assumir o papel de autora de poesia cordelesca, publicando suas obras principalmente na internet.
A Academia vem recebendo adesões de vários poetas paraibanos, entre eles o cordelista Antônio de Pádua Gomes, da cidade de Itatuba. Provisoriamente abrigada no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana, os organizadores pretendem instalar oficialmente a entidade no próximo ano, com o objetivo de discutir, divulgar e preservar esta que é uma das principais e mais antigas manifestações populares do Brasil.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Prefeitura de Itabaiana espera instalar mamógrafo em parceria com Governo do Estado

Estudantes e funcionários públicos na caminhada do Outubro Rosa em Itabaiana

Em entrevista à imprensa ontem, 22 de outubro, durante a caminhada do “Outubro rosa”, que chamava a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o chefe da assessoria de comunicação da Prefeitura, Carlão Melo, disse que, infelizmente, o Município ainda não conta com mamógrafo para diagnosticar a doença, mas que o prefeito Antonio Carlos já está preparando projeto em parceria com o Governo do Estado para adquirir este equipamento. “O mamógrafo deve vir acompanhado de digitalizador e impressora a lazer, e isso custa muito caro, sendo que Itabaiana é um Município pobre, que vive basicamente de recursos federais e não tem condições de arcar com um investimento desse porte”, disse ele.

O mamógrafo também deve ser acompanhado de aparelho complementar chamado de Sistema Radiográfico computadorizado da Regius Modelo 210 (Importado do Japão). Todo o conjunto fica em torno de meio milhão de reais, além da contratação de radiologista e treinamento de alta qualidade para equipe técnica. Para Régis Marques, morador da cidade, esse investimento é quase igual ao que a Prefeitura gasta no período carnavalesco com bandas, blocos e fornecimento de material para decoração, entre outras despesas da festa momesca. “O que esses prefeitos querem, na verdade, é aparecer nessas caminhadas como o Outubro Rosa, mas falta vontade política para ajudar as mulheres pobres a se proteger dessa doença terrível”, afirmou.


Para a médica Aparecida Amorim, ex-prefeita de São José dos Ramos, a campanha deixa a desejar em relação a resultados práticos. “É muita mídia e pouca ação, as mulheres precisam de cuidado e as ações propostas são limitantes e pouco acessíveis. Pela prevalência do câncer, necessário se faz a busca ativa de formas de prevenção, é mais econômico e eficaz,” concluiu.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014


Ponto de Cultura sediará Academia de Cordel em Itabaiana

O Ponto de Cultura Cantiga de Ninar abrirá espaço para o funcionamento da Academia Paraibana de Literatura de Cordel, entidade a ser fundada em 20 de dezembro de 2014 na cidade de Itabaiana, organizada pelos poetas Orlando Otávio, Antonio Costta, Walter da Luz, Sander Lee e Fábio Mozart. A Academia pretende reunir poetas que trabalham com literatura de cordel, emboladores, repentistas, xilogravuristas e estudiosos do setor. “Vamos armar nossa tenda para a preservação da literatura de cordel, talvez uma impressora para produzir nossos livrinhos e reunir mensalmente os poetas para tertúlias e trocas de experiências”, disse Mozart, para quem a entidade também servirá para homenagear e guardar as obras dos poetas populares consagrados da região, a exemplo de Manoel Xudu e Zé da Luz.

Os “cordelianos” já estão sendo convidados para compor a associação, no intuito de preservar essa arte que subsiste no Nordeste do Brasil. Um deles é o xilogravurista Josafá de Orós, radicado em Campina Grande, autor de muitas capas de folheto e estudioso do tema.



terça-feira, 21 de outubro de 2014

JURIPIRANGA

Prefeitura já organiza serviços fúnebres para o dia de finados




Visando a aproximação do dia de finados, a Prefeitura de Juripiranga, através da Secretaria de Infraestrutura, deu início neste domingo (19) aà preparação para manutenção das ações e dos serviços de humanização que são anualmente oferecidos às famílias que possuem parentes e amigos sepultados no Cemitério São Sebastião;

Pelo segundo ano consecutivo, a atual gestão do Prefeito Dr. Paulo Dália vem dando uma atenção especial a todas as pessoas que visitarão o cemitério público. Neste domingo (19) foram abertas as inscrições para os trabalhadores formais e informais do município se credenciarem para a prestação de serviços durante os dias que antecedem o 02 de novembro.

O número de trabalhadores e taxas cobradas para os serviços foram definidos em reunião pelos próprios prestadores de serviços, que deverão estar padronizados e preparados para oferecer um serviço de qualidade e de forma humanizada a todos os interessados.

Durante a reunião, os trabalhadores já credenciados, foram informados de que os serviços que eles deverão prestar às pessoas no cemitério, serão opcionais, e que estes estão automaticamente autorizados a fazer por conta própria os mesmos serviços nos túmulos de seus parentes, economizando a mão-de-obra.

Além das despesas opcionais com a pintura, lavagem, manutenção e preparação geral dos túmulos para o dia de finados, os familiares deverão pagar os tributos cobrados pelo setor competente da Prefeitura. Os recursos serão destinados para a manutenção das atividades permanentes do Cemitério, pagamento de água, energia e realização de novas obras de infraestrutura do local.

Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura disponibilizou um funcionário exclusivo e permanente para a manutenção da limpeza do cemitério, bem como limpeza das adjacências.

Ino Lucas 





segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Câmara de Itabaiana ameaça ir de encontro às normas de conservação do Paraíba

Estudantes mostram cartazes de protesto contra ameaça de revogação de lei de proteção ao rio Paraíba, em sessão na Câmara de Itabaiana


Copam aprova critérios para extração de areia nos leitos dos rios


“É uma vitória muito grande!”. Foi assim que a promotora de Justiça que coordena o Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Andréa Bezerra Pequeno, comemorou a aprovação das regras para o licenciamento ambiental de projetos de extração de areia nos leitos dos rios paraibanos.

A deliberação foi feita pelo Conselho de Proteção Ambiental (Copam) - colegiado integrado pelo Ministério Público estadual (MPPB) -, na manhã desta terça-feira (16), na Sala de Sessões da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, depois de muitas discussões e reuniões.

A expectativa é de que a deliberação com as regras para o exercício dessa 
atividade seja publicada até a próxima semana. O documento terá validade em todo o território paraibano e vai nortear também a atuação dos promotores de Justiça para combater o processo de degradação que atinge vários rios, com destaque para o Rio Paraíba. “Embora existissem pronunciamentos por parte da Sudema (Superintendência do Meio Ambiente do Estado da Paraíba), a ausência de critérios específicos acabava fragilizando todo processo. Essa regulamentação, essas novas condicionantes à quantidade de areia que deve ser extraída dos mananciais, por exemplo, além de trazer sustentabilidade a essa atividade econômica, preservando o meio ambiente, também vai tornar mais fácil o trabalho de fiscalização dos promotores de Justiça. Vamos exigir dos empreendedores e também da Sudema o cumprimento dessa regulamentação”, explicou Andréa Bezerra.

A deliberação do Copam traz cerca de 20 artigos, seu objetivo é proteger os recursos hídricos (e garantir a conservação e os usos múltiplos nos cursos d´água) e áreas de preservação permanente localizadas próximas aos leitos dos rios, além de garantir o respeito às populações ribeirinhas, usuárias tradicionais desses cursos d´água perenes ou intermitentes e de proporcionar à Sudema procedimentos para fazer o licenciamento ambiental e fiscalizar as atividades licenciadas.

Enquanto isso, a Câmara de Vereadores de Itabaiana, a maior cidade do vale do rio Paraíba, tentou votar projeto de lei que revoga a legislação municipal de proteção ao rio, só não o fazendo por pressão da sociedade civil através de estudantes e outras pessoas conscientes da gravidade dessa ação parlamentar.

Luta

Há cerca de seis meses, o Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do MPPB tem cobrado do poder público medidas para combater a degradação dos rios existentes no Estado, com destaque para o Rio Paraíba.

Várias reuniões foram realizadas para identificar os principais problemas que provocam a degradação do Rio Paraíba, especificamente, por se tratar do rio mais importante do Estado. Dentre os problemas enfrentados pelo rio estão a extração irregular de areia, a poluição causada por matadouros, olarias e pelo despejo de esgoto, por exemplo. Uma das medidas adotadas pela Sudema foi a contratação do 
especialista da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ricardo Braga, para coordenar um estudo detalhado sobre o Rio Paraíba.

A regulamentação dos critérios para a extração de areia nos leitos dos rios paraibanos é um dos resultados da intervenção do MPPB nessa área.


domingo, 19 de outubro de 2014

Poeta lança cordel para o Dia D do Outubro Rosa


O poeta Orlando Otávio, do Núcleo de Literatura do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, lançará seu cordel “Outubro Rosa” na próxima quarta-feira, 22 de outubro, em Itabaiana, durante o Dia D do Outubro Rosa. O evento terá concentração pela manhã no coreto da cidade, na Praça Manoel Joaquim de Araújo, e seguirá em cortejo para o pátio da Policlínica, no bairro do Cochila, antiga Casa da Mãe Pobre. Serão armadas tendas no local, com exposição de material alusivo à data, sob a coordenação da Secretaria de Saúde do Município.

“Para mim, é uma grande satisfação poder contribuir com esse cordel para a conscientização da necessidade de prevenção do câncer de mama, mesmo porque a literatura tem seu papel social e o cordel é uma forma popular de comunicação e interação social”, afirmou Orlando Otávio.

A iniciativa irá beneficiar o público feminino e tem como foco o combate ao câncer de mama e do colo do útero. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que as escolas públicas participem da campanha no seu Dia D.

Segundo o Ministério da Saúde, são mais de 51 mil casos estimados no Brasil só para este ano, sendo o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Os dados são alarmantes. São milhares em todo o Brasil que estarão adquirindo a doença. Por meio da Campanha do Outubro Rosa, objetiva-se ajudar a população a ter mais conhecimento desta doença, de como se prevenir e como proceder caso seja identificado algum sintoma.