terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Articuladora cultural da 12ª Região parabeniza indicação de Lau Siqueira para a cultura

Clévia com o poeta Orlando Otávio, de Itabaiana

A Articuladora Cultural da 12ª Regional sediada em Itabaiana, Clévia Paz, disse que ficou “muito feliz” com a indicação pelo Governador Ricardo Coutinho do nome do poeta Lau Siqueira para a Secretaria de Cultura do Estado. “Ele certamente dará continuidade ao trabalho de Chico César, tendo um perfil de trabalhador dedicado ao fazer cultural desde sempre, com ampla folha de serviço na área”, afirmou, lembrando que Lau tem demonstrado “profundo interesse pela interiorização da cultura”.

“Temos que compreender que a secretaria de cultura é estadual, o interior que sempre foi esquecido precisa ter um olhar muito carinhoso e terá”, disse Lau Siqueira. “Isso nos anima a continuar nosso trabalho priorizando a cultura nos municípios, já que esse tema foi eleito como uma das prioridades para aplicação dos investimentos na região, durante as últimas plenárias do Orçamento Democrático Estadual”, afirmou Clévia Paz.


A Paraíba vive um bom momento, segundo ainda Clévia, com o anúncio dos investimentos do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secult, quando serão aprovados 400 projetos em todo o Estado da Paraíba, em investimento de 7 milhões. “É um momento especial para a difusão de nossa produção cultural nos diferentes segmentos – música, teatro, dança, circo, artes visuais e integradas”, explicou. Em 2015, também será priorizado o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas que deverá ser lançado no primeiro trimestre.

Pilar pode ter a primeira travesti presidente de câmara de vereadores do Brasil


A Câmara de Vereadores de Pilar poderá eleger a vereadora Shirley Costa, 53 anos, como Presidente da Mesa Diretora em 2015, conforme anunciou o blog do Evanio Texieira nesta segunda-feira, 29. Shirley, eleita pelo Partido Progressista (PP), é pessoa de confiança do esquema da prefeita Virgínia Veloso e deve ser o nome indicado, na vaga do vereador Murilo Barbosa (PT).


O nome oficial de Shirley é Geraldo Costa da Silva. Adepta do candomblé há 38 anos, a vereadora é também conhecida na cidade de pouco mais de 11 mil habitantes como 'Mãe Shirley´. Ela disse que sua fórmula da vitória foi "o trabalho de humanização" que desenvolve no hospital da cidade, onde é lotada no setor administrativo. Para Shirley, sua espiritualidade contribuiu em seu equilíbrio nos dois meses de campanha. A população reconhece seu trabalho e respeita sua opção sexual, apesar de ser uma cidade típica do interior do Nordeste onde ainda está arraigado o preconceito e moralismo. Como travesti e “mãe de santo”, a vereadora usa seu mandato como tribuna em defesa das minorias, contra o racismo e outros preconceitos. “Sou a voz da luta contra o preconceito. Não podemos nos calar para a discriminação não apenas de sexo, mas de raça e cultura”, disse a parlamentar.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

ITABAIANA

Escola estadual Dr. Antonio B. Santiago realiza formatura de concluintes


A Escola Estadual Dr. Antonio B. Santiago, de Itabaiana, realizou neste domingo (28) a solenidade de conclusão do curso de ensino médio dos alunos, que receberam o diploma em cerimônia realizada no auditório da escola, contando com a participação de professores, funcionários do colégio, familiares e amigos dos formandos.
O comunicador Marcos Adriano foi especialmente convidado para o cerimonial, onde destacou o momento marcado por muita alegria. “Que este seja mais um passo para a formação de cidadãos e cidadãs”, disse ele.
A escola tem atualmente 860 alunos matriculados no Ensino Médio Inovador (integral), Médio Regular e EJA (noite) e curso profissionalizante de Administração. A Escola foi recentemente reformada, a partir de demanda colocada no Orçamento Democrático escolar.  Nas obras foram investidos mais de R$ 1 milhão na construção de dois laboratórios, banheiros, rampas de acessibilidade, melhoria das paredes e pintura.


domingo, 28 de dezembro de 2014

ITABAIANA

Prefeitura garante pagamento do 13º na próxima terça-feira para pessoal de Saúde 



Os servidores da ativa e aposentados da Prefeitura de Itabaiana receberam seus proventos referentes ao 13º salário no dia 23 de dezembro, segundo informação de Alif Santos, da assessoria de comunicação.

Ainda conforme a fonte, os funcionários ligados à Secretaria de Saúde terão seu 13º no dia 30 de dezembro, terça-feira próxima.

Pela lei, o pagamento do 13º salário deve ser feito em duas parcelas, sob pena de multa ao empregador. A primeira parcela deve ser paga entre 1º de fevereiro e 30 de novembro, e a 2ª parcela deverá ser paga até o dia 20 de dezembro de cada ano.

Entidades representativas das prefeituras alegam que a dificuldade em pagar a área de saúde provém do atraso do repasse do Fundo Nacional de Saúde, cujos recursos são destinados ao pagamento de salários dos trabalhadores do setor. O FNS publicou nota oficial no seu site, informando sobre o atraso “involuntário”, prometendo liberar pagamento a partir do dia 5 de janeiro.

Em Itabaiana, a ex-prefeita Dida Moreira sempre pagou o 13º salário com empréstimos bancários. “Antonio Carlos jamais fez empréstimo para esse fim”, explica Carlos Melo, da assessoria de comunicação. Ele acrescenta que a área de pessoal de saúde ainda sofre com outro problema causado pela administração anterior. Segundo ele, a ex-prefeita fez concurso onde foram aprovados 22 agentes de saúde, só que ela cadastrou apenas 16 no Ministério da Saúde, ficando o atual prefeito com o ônus de arcar com os salários dos quatro restantes. “O Governo Federal determinou piso de R$ 1.100 reais para os agentes de endemia, porém não repassa os valores, tendo o Município que se responsabilizar também por mais essa obrigação”, informou Carlos Melo.




sábado, 27 de dezembro de 2014

Poeta de Pilar ganha prêmio nacional de poesia

O poeta pilarense Evanio Teixeira (foto), teve poesia vencedora no prêmio "Poetize 2015 - Concurso Nacional Novos Poetas". Este concurso tem âmbito nacional e é destinado a versejadores que estão despontando no meio literário. O certame contou com cerca de 2.017 inscritos, sendo que desse total, 250 poemas foram  selecionados. E entre os classificados "Gaza: somos todos", poema de Evanio Teixeira, premiado no concurso, que pode ser conferido na íntegra amanhã, no blog "Toca do Leão" - www.fabiomozart.blogspot.com

Recentemente, o poeta teve duas poesias publicadas em uma coletânea poética denominada de "Novos Talentos Poéticos da Terra de José Lins do Rego", publicação que contou com patrocínio da Secretaria de Educação e Cultura de Pilar. Evanio é agente comunitário de saúde. Atualmente faz graduação em Serviço Social na Universidade Norte do Paraná. "Gaza: somos todos" foi descrito por ele como um poema que versa sobre uma crítica social, abrangendo os diversos conflitos que permeiam todo o contexto sociopolítico e a sua ineficácia diante da tamanha violência e corrupção que corrói a sociedade. "É muito gratificante para o poeta, saber que o que escrevemos desperta os mais variados sentimentos, as mais diferentes reações diante do que está escrito. E ter o reconhecimento disso, nos traz um sentimento ímpar!",  finaliza.

Segundo Rafael Vasconcelos, outro pilarense dessa leva de novos talentos poéticos locais, a realização desses concursos literários com abrangência nacional, é relevante "pois eles traz um formato muito democrático, permitindo uma maior visibilidade ao poeta".

Por ter sido um dos escolhidos,Evanio Teixeira terá seu poema publicado em uma antologia poética junto a os demais ganhadores e também será contemplado com medalha.

Com blog do Evanio Teixieira

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Jornal itabaianense completa meio século e será reeditado em 2015


O jornal “Evolução” circulou pela primeira vez no dia 7 de setembro de 1964, em Itabaiana, Paraíba, editado pelo estudante e agitador cultural Francisco Almeida, conhecido como “Chico Veneno”. O tabloide teve vida curta, torpedeado que foi pelo regime militar que tomou conta do país naquele ano, posto que apresentava linha editorial oposicionista.

Para comemorar a data, o jornalista Fábio Mozart prepara uma edição especial do jornal que foi um marco na imprensa independente da terra de grandes jornalistas como Abelardo Jurema e José Cecílio Batista. Mozart já tem a autorização da família de “Chico” para relançar a publicação, o que deverá ocorrer em janeiro próximo. “Chico foi o precursor da imprensa engajada de esquerda em Itabaiana. Depois nascia o jornal “O Combate”, redigido pelo jornalista Arnaud Costa”, informa Fábio. As intervenções abertas do Chico Almeida deram a ele a fama de agitador. Participava de comícios e outras atividades políticas nos tempos agitados pré-64. Acusado de incitar a baderna e a intolerância, aos olhos dos reacionários da época, foi expulso de muitas escolas. “Foi um cara que, no fundo, tinha ideais generosos. Era uma figura marcante, que deixou traço indelével na minha geração”, finaliza.


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Modelo itabaianense participa de programa na TV Arapuan

A modelo Hemanoelly Carter estará desfilando hoje, 25, em programa da TV Arapuan de João Pessoa, anunciado evento de moda na capital, o Miss Continente João Pessoa, promovido por uma agência local. Ela é de Itabaiana, filha de Suely Sousa, professora de dança regional. “Apesar da pouca idade, já tem a firmeza no que quer construir pra sua vida. Ainda é uma criança com biotipo de adulta e sei que ainda tem muito o que aprender, mas estou sempre ao seu lado”, disse Sueli.
Com apenas 15 anos, Hemanoelly poderá ser confirmada a candidata oficial do estado da Paraíba no concurso nacional Miss Continente Brasil 2015, se vencer o concurso oficial Miss Continente Paraíba. A modelo é agenciada pela Agency MTF Model Top Fashion. Ela tem como fonte de inspiração as modelos Gisele Bündchen, Isabeli Fontana, Raquel Zimmermann, Alessandra Ambrósio e Ana Beatriz Barros. “Sonho um dia desfilar nas passarelas mais desejadas e fazer parte desse universo fashion”, afirmou a modelo.




quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Saúde de Salgado de São Félix oferece café da manhã para servidores


A Secretaria de Saúde de Salgado de São Félix realizou café da manhã de confraternização com funcionários na manhã desta terça-feira, 23, na sede da Secretaria.
Segundo o Secretário de Saúde, Flávio Pessoa, a confraternização tem como objetivo agradecer os servidores pelo trabalho desenvolvido durante todo este ano e promover um momento integração. “Este é um momento de celebração de lutas, de vitórias, às vezes quedas que ao longo do ano foram superadas. Dentre tantos outros motivos que temos para estarmos aqui, quero que saibam que enquanto Secretario de Saúde, demos o melhor de nós para o serviço ao público. Que as conquistas de 2014 sejam superadas pelas próximas conquistas do ano de 2015, que as dificuldades sejam instrumentos de superação para os próximos desafios,”, disse o Secretário.
Na ocasião, foi anunciado que foram assinados contratos com novos médicos para atendimento nos PSF da cidade, através de Eduardo Augusto Guedes e Divany de Brito, os quais estarão atendendo nas segundas-feiras, terças e quartas, das 8h às 15h.
Ainda na área de saúde, a Prefeitura adquiriu mais dois veículos para op trabalhos do setor, aumentando a frota através de recursos do Fundo de Atenção Básica do Programa Saúde na Escola.


terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Itabaiana, Mogeiro e Salgado aguardam chegada dos estudantes do Projeto Rondon em janeiro


No dia 25 de janeiro estão sendo esperados os estudantes do Projeto Rondon em
Itabaiana e mais Itapororca, Araçagi, Arara, Araruna, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Dona Inês, Itatuba, Jacaraú, Mogeiro, Pirpirituba, Salgado de São Felix, Solânea e Tacima. É o projeto Porta do Sol, cuja fase inicial teve a visita dos rondonistas nessas cidades para reconhecimento do território em novembro último. “Durante a viagem, alinhamos as ações com as secretarias dos municípios e articulamos os alojamentos e locais que receberão as atividades do projeto. Como diagnóstico inicial, podemos destacar a carência no desenvolvimento humano, na educação, no saneamento básico, entre outras questões”, afirma Dandara Medeiros, uma das participantes das equipes que ficarão até 7 de fevereiro desenvolvendo projetos de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde.

Em Itabaiana, as atividades de cultura serão desenvolvidas no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, entre outros locais. Na viagem de reconhecimento, como diagnóstico inicial, foi destacada a carência no desenvolvimento humano, na educação, no saneamento básico, entre outras questões, em todas as cidades visitadas. “Vamos sair da nossa zona de conforto e vivenciar o oposto do que estamos acostumados em nosso dia-a-dia. Moramos no Sul, em que os índices sociais são acima da média, acredito que participar do projeto irá nos proporcionar uma lição de vida”, ressalta Dandara.
Os rondonistas da Universidade compõem as áreas de Odontologia, Direito, Enfermagem, Nutrição, Administração e Fisioterapia. Eles serão acompanhados de professores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, campus Rio Pomba. Pelo Projeto Rondon, a Unesc também já atuou em Rondônia, Tocantins, Piauí e Mato Grosso.






segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Homem é morto na manhã deste domingo em Juripiranga

 

Mais um crime ocorreu em Juripiranga no início da manhã desse domingo, 21 de novembro. Homem é assassinado com perfurações de faca de mesa, que foi deixada ao lado do corpo. A vítima é Heraldo Bernardo da Silva, 57 anos. Ele residia no Conjunto Caio Correia em Juripiranga. O autor do homicídio ainda não foi localizado pela polícia.

PRISÃO


A Polícia Militar, por meio do 8º Batalhão, prendeu um homem e apreendeu um adolescente suspeitos de matar a tiros o agricultor Josinaldo Joaquim Souza da Silva, de 32 anos. O crime aconteceu, nessa sexta-feira (19), na cidade de Juripiranga, que fica a 53 km de João Pessoa.

Policiais isolavam a área do homicídio quando receberam a informação sobre o suspeito e iniciaram as buscas, conseguindo localizar minutos depois o jovem que estava com a arma do crime.

O menor apontou o local onde estava Luís Antônio da Silva Ramos Filho, de 22 anos, que também teria envolvimento no assassinato.

Os dois foram levados para a Delegacia da Polícia Civil, em Itabaiana, onde foram reconhecidos por testemunhas. Eles foram autuados por homicídio.


domingo, 21 de dezembro de 2014

Prefeitura de Itabaiana promete pagar 13º na terça (23)


Após pagar o mês de novembro aos seus servidores, a Prefeitura de Itabaiana acenou para a possibilidade de pagar o 13º salário no dia 23, na próxima terça-feira, três dias após o prazo limite fixado pela legislação. A alegação é de que diminuíram os repasses públicos, desequilibrando as contas durante o ano e refletindo diretamente no pagamento dos salários de final de ano dos servidores municipais.

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba, Tota Guedes, comentou a dificuldade financeira que alguns municípios da Paraíba vêm atravessando atualmente, sendo impedidas até de pagar alguns compromissos assumidos neste fim de 2014.

Para Tota, além da questão da queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), os prefeitos têm tido uma sobrecarga administrativa. Ele destacou que nos anos 90 os municípios tinham aproximadamente 22% do ‘bolo’ tributário arrecadado no país, mas, nos últimos anos essa arrecadação caiu. “Hoje, os municípios arrecadam aproximadamente 13,5% do ‘bolo’ tributário nacional”, afirmou.

Segundo o presidente da Famup, outro fator que tem agravado a situação financeira dos municípios são os projetos criados pelo Governo Federal e repassados para a administração municipal. “O Governo Federal cria programas lá na esfera federal e repassa para os municípios”, disse o presidente.

Ele citou como exemplo o Programa Saúde da Família (PSF), cuja verba repassada para o município seria insuficiente. “O município recebe R$ 9.500,00 para a manutenção de uma equipe do PSF, ou seja, um médico, um enfermeiro nível superior, um dentista, um auxiliar de dentista e um carro para transporte da equipe até a zona rural”. Tota Guedes disse ainda que todo esse custo varia entre vinte e sete a trinta mil reais, porém, o Governo manda apenas R$ 9.500.

Tota revelou que no caso da merenda escolar, os municípios recebem cerca de trinta centavos por aluno e que com esse valor fica praticamente impossível oferecer uma merenda pra um aluno. “Tem programas que já vêm há vários anos sem reajuste e os municípios mantém o programa”, frisou o presidente da Famup.


sábado, 20 de dezembro de 2014

Acusados de matar mulher itabaianense revelam que ela os teria contratado para matar seu ex-marido

Cinco pessoas foram presas nesta sexta (19), acusadas de participação no assassinato de uma funcionária do DETRAN de João Pessoa, em Alagoa Nova, em setembro do ano passado e roubarem quase R$ 12 mil utilizando seu cartão de crédito.
Zenaide Maria dos Santos foi morta em setembro de 2012 em Alagoa Nova. A investigação coordenada pela delegada titular de Alagoa Nova, Patrícia Ricarte, foi feita em dois núcleos, um focado nos acusados de participação direta no assassinato e outras duas acusadas de roubar o cartão de crédito e utilizar para comprar brinquedos, eletrodomésticos e produtos em supermercado, num valor de aproximadamente R$ 12 mil.
Os acusados são Valdir José de Deus, de 24 anos; Magno José de Deus, de 26 anos; Reinaldo Delfino dos Santos, de 42 anos, acusado de ser o autor do homicídio; Janaína Felipe, de 35 anos e Romário Rodrigues da Silva, de 25 anos que é também despachante do DETRAN. Este último não tem participação direta no crime, mas o cartão da vítima foi utilizado num estabelecimento comercial do qual ele é dono. A pessoa que utilizou o cartão é conhecida apenas como Luciano, e ainda está foragido.
De acordo com a polícia, a morte da funcionária é um caso em que ‘o feitiço virou contra o feiticeiro’, os três envolvidos na morte de Zenaide teriam sido contratados por ela para assassinar seu ex-marido, ela estaria insatisfeita com a mudança dele para Campina Grande a acertou a quantia de R$ 5 mil. Os homens não cumpriram o acordo e a vítima começou a ameaçá-los cobrando o serviço. Em 2 de setembro, eles marcaram um encontro com a funcionária em Alagoa Nova e a assassinaram.
A polícia ainda procura a sexta pessoa envolvida no crime e tem até 10 dias para apresentar o relatório final do caso. Após a prisão os envolvidos foram encaminhados para a delegacia de Alagoa Nova.
Zenaide nasceu em Itabaiana, filha de Mário da Sorveteria, como é popularmente conhecido na cidade.

Com o portal


Jairo Cézar debate cultura de Sapé no “Alô comunidade” deste sábado


O poeta Jairo Cézar, Secretário de Cultura de Sapé, é o entrevistado de hoje, 20 de dezembro, na Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110 KHZ) no programa “Alô comunidade”.
O programa anuncia ainda lançamento de nova música do compositor itabaianense Orlando Otávio, classificada no II Festival de Música Popular de Pombal.
Ouça pela Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110), Rádio Web Comunitária Porto do Capim e mais 12 rádios comunitárias e a cabo espalhadas pelo Estado.

“Alô comunidade” é uma produção da Sociedade Cultural Posse Nova República, Coletivo de Jornalistas Novos Rumos e Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em parceria com Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares.

Produção e apresentação de Dalmo Oliveira, Fábio Mozart e Beto Palhano.

Ouça em tempo real pela internet:




quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ITABAIANA

SESI leva projeto de cinema na rua em janeiro




O Sesi (Serviço Social da Indústria) programou para o período de 9 a 11 de janeiro, a partir das 18:30h, no largo da Igreja Matriz em Itabaiana, a exibição de três filmes: Cine Holliúdy, “A busca” e “A era do gelo”. A programação é do projeto CineSesi Cultural, que busca incentivar a reabertura ou abertura das salas de projeção nas cidades. Ao proporcionar a experiência cinematográfica dentro da comunidade, com uma média de audiência muito acima do que se costuma ter nas salas de projeção das capitais, o Cine Sesi comprova que há espaço para a inserção de equipamentos que tornem exibições periódicas.

O Cine Sesi tem ainda como objetivos ampliar a qualidade pessoa e profissional da população a partir do contato com a arte; distinguir a vivência do cinema do ato de assistir ao filme, entendendo que a primeira é ininterrupta e comunitária, e elevando a autoestima do povo, oferecendo um produto cultural bem cuidado. As exibições em Itabaiana têm o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Em Itabaiana, o Cine Clube Vladimir Carvalho, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, exibe filmes todas as quartas-feiras em sua sede, na Rua Cel. Firmino Rodrigues, 107.




Pesquisa da Tribuna do Vale revela destaques do ano em Itabaiana


O jornal Tribuna do Vale realizou enquete sobre os destaques do ano de 2014 nas áreas do esporte, política, comunicação e cultura em Itabaiana. Foram ouvidas 48 pessoas em entrevista pessoal ou pela internet. “É a voz da sociedade apontando seus líderes e pessoas de destaque nas diversas áreas”, disse Fábio Mozart, editor.

A escolha dos nomes foi de forma espontânea, ficando de fora da tabulação os votos direcionados ao editor do jornal e aos seus blogs, “por uma questão de ética”. O único critério foi o de que as pessoas citadas deveriam ter atuação em Itabaiana, em suas respectivas áreas.

RADIALISTA – Os radialistas Marcos Adriano, Carlos Sander e Gil Costa dividiram os votos dos entrevistados, onde foram citados também Rose Sousa, Clévia Paz e Josemar Tavares. Tendo como critério de desempate o fato de ser itabaianense da gema, Carlos Sander ficou com a indicação.

POLÍTICO – Muitos entrevistados deixaram de citar nomes de políticos de destaque. O médico Lúcio Flávio Costa foi o mais mencionado, sendo citados também os vereadores Semeão Rodrigues, Wellingson Chaves e Rosane Almeida, além da ex-prefeita Dida Moreira e o deputado estadual João Gonçalves.

BLOG – O blog “Itabaiana Hoje”, de Marcondes Lucena, foi o ganhador da enquete, com o Click Conexão em segundo lugar, seguido do VALEG1 e “Itabaiana e Região”.

EMPRESÁRIO – O empresário Zé Marinho foi o mais citado na enquete, vindo em seguida Maurício do Cigarro, Rosinaldo do Cestão, Alexandre do Posto Alle/Sousa, Paulinho Som, Alexandra Rodrigues e Isaias, além de Ranys Ribeiro.

ESPORTISTA – Essa área teve como ganhador o Professor Leo do Parahyba Sport Club, com mais da metade das citações. Os demais desportistas citados foram a judoca Djanete, o corredor Ferinha, Marcelo do Açude das Pedras, Biu do Vasco e Maurício do Cigarro.

ATIVISTA CULTURAL – Essa modalidade teve como ganhador o ator e arte/educador Edglês Gonçalves. Foram citados ainda Clévia Paz, Agenor Otávio, Rosival Silva, Antonio Costta, Luciano Marinho, Orlando Otávio e Jandira Lucena.


Em média, a pesquisa atingiu os objetivos, entre os quais valorizar quem investe na cidade e contribui para a melhoria dos diversos setores com excelência no trabalho, liderança e representatividade. O jornal reunirá os escolhidos na enquete para entrega de Diploma de Honra ao Mérito.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Governo realiza vitrine tecnológica sobre alimentação animal em Itabaiana




O Governo do Estado, por meio da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) realizou nesta terça-feira (16), a Vitrine Tecnológica. O evento aconteceu em Itabaiana com o objetivo de promover estratégias para garantir a alimentação dos rebanhos nos períodos de estiagem.

Com a premissa “Quem mata o seu rebanho não é a seca é a fome”, o evento repassou aos produtores as tecnologias desenvolvidas pela Emepa na área de agricultura que facilitem as atividades e sejam rentáveis aos produtores.

As tecnologias apresentadas servirão como alternativa de suporte à base alimentar e nutricional dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos, garantindo a produção e diminuindo os custos de produção do leite e da carne. Além disso, pretende promover o desenvolvimento socioeconômico do Semiárido paraibano.

A Vitrine Tecnológica é um evento itinerante. São cinco estações onde são abordados assuntos relacionados com a atividade de produção e conservação de forragens, suplementação alimentar dos rebanhos, aproveitamento de resíduos agroindustriais e formulação de ração.  Este ano, uma das novidades é o lançamento da tecnologia dos blocos multinutricionais na região.

De acordo com o diretor técnico da Emepa, Wandrick Hauss Sousa, durante o evento foi entregue às associações de Itabaiana o terceiro lote de insumos para confecção de 5 mil blocos multinutricionais. Essa é mais uma ação do Governo da Paraíba, que já contemplou associações e criadores com a distribuição de 15 mil blocos e 50 máquinas.

A atividade contou com a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), da Prefeitura de Itabaiana e prefeituras das cidades vizinhas.

Professora de Itabaiana é indicada para o Prêmio Leonilla Almeida 2015

A professora Luizinha, mestra de várias gerações no ensino das primeiras letras, receberá o Prêmio Leonilla Almeida pela sua carreira dedicada à educação na cidade de Itabaiana. A homenageada fundou uma escola para crianças onde ministra instrução elementar, estabelecendo uma tradição na cidade como professora dedicada e ligada à Igreja Católica. “Ela merece um lugar de destaque pela contribuição que tem dado à educação na cidade de Itabaiana, pelo seu notório compromisso com a educação e pelo comportamento ético”, disse Fábio Mozart, que faz parte da Comissão Organizadora do Prêmio.  

O Prêmio será entregue no dia 7 de março de 2015, no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. Na ocasião, também serão homenageadas a atriz Zezita Matos e a professora Ozaneide Vicente, entre outras personalidades femininas da Paraíba.

O Prêmio Leonilla Almeida é concedido anualmente pela Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba para distinguir mulheres paraibanas que se destacaram pela coragem na luta por uma sociedade melhor, contra os preconceitos e as injustiças e pelo bem comum. Leonilla foi uma itabaianense que teve seu nome registrado na história das lutas populares no Brasil, quando fez frente à ditadura do Estado Novo. Seu perfil foi destacado no romance “Memórias do cárcere’, do escritor alagoano Graciliano Ramos.



segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Ingá inicia projeto do aterro sanitário com estudo de resíduos


Uma amostra da coleta do lixo de Ingá foi selecionada, qualificada e pesada
Foi realizada nesta sexta-feira (12) no município de Ingá a composição gravimétrica (qualificação e quantificação dos resíduos sólidos), esse trabalho faz parte da elaboração do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos integrando 15 municípios do baixo Paraíba coordenada pela COGIVA (Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública Integrada nos Municípios do Baixo Paraíba).

O trabalho foi executado no Conjunto São José próximo ao bairro da Estação, onde foi explorada uma parte da rota da coleta de lixo escolhida dentre as demais do município, sendo bastante representativa para realização gravimetria.

Após o despejo de todo o lixo de uma caçamba da rota pre definida, foram selecionadas quatro amostras para pesagem dos resíduos, sendo criteriosamente separadas de acordo com sua categoria: papel e papelão, orgânicos, têxteis e pratos, alumínio, papel filme e rejeito.

O engenheiro ambiental Ronaldo acompanhou os trabalhos e fez questão de dizer que boa parte do lixo que é jogado no lixão do Ingá pode ser reciclado, fazendo com que todo esse retorno seja revertido para o melhoramento da própria coleta de lixo como também de outros serviços relacionados a limpeza e outros serviços básicos do município.

 Os trabalhos foram acompanhados pelos os membros do Grupo Diretor de Ingá, Maria Aparecida (Cida) Coordenadora da Vigilância em Saúde e Iuri Felix Coordenador da Vigilância Ambiental, tendo o apoio da Secretaria de Infraestrutura, através do secretaria Martizalém e garis.

Do blog de Vavá da Luz


sábado, 13 de dezembro de 2014

Ricardo inaugura restauração da rodovia que liga Itabaiana a Juripiranga


O governador Ricardo Coutinho vai inaugurar nesta segunda-feira (15) a restauração da rodovia PB-066, ligando Itabaiana a Juripiranga. Serão realizadas duas solenidades, sendo a primeira às 10 h, na cidade de Itabaiana, e logo em seguida em Juripiranga. Esta é mais uma obra do Programa Caminhos da Paraíba, na qual o Governo do Estado investiu mais de R$ 4,7 milhões, com recursos próprios.
A rodovia beneficia diretamente os municípios de Itabaiana e Juripiranga, contemplando uma população de 35.723 habitantes da região. O tráfego diário em média é de 1.836  veículos entre automóveis, camionetas, ônibus, caminhões e motos. 
Na restauração da rodovia os principais serviços executados foram reciclagem da camada da base, recapeamento asfáltico da pista de rolamento e dos acostamentos em CBUQ, recuperação e limpeza do sistema de drenagem, roçada manual e sinalização horizontal e vertical.

Com a restauração da PB-066, uma das mais importantes da região, com tráfego de caminhões e outros veículos que se dirigem de Campina Grande para Recife e vice-versa, o Governo do Estado promove a integração dos municípios e facilita o escoamento da produção econômica regional. Além disso, passa a ser oferecido a todos os usuários da rodovia mais conforto e segurança.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Ponto de Cultura Cantiga de Ninar promove confraternização de final de ano

Jovens que integram o curso de música do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

A confraternização do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana, será  realizada no dia 26 de dezembro, às 20 horas, com os amigos do Ponto, alunos e pais, monitores e artistas, voluntários e coordenadores. “É um momento para engrossarmos a mobilização de valorização e de divulgação do nosso trabalho, além de celebrar com arte e cultura nossa trajetória neste ano de 2014”, disse Jacy Mendes, da coordenação.

Além de um jantar, a agenda de atividades terá intervenções de teatro, peças de dança, declamação de poesia, música e exposições literárias pelos beneficiários do Ponto de Cultura e gestores do projeto.

Para Fábio Mozart, integrante da coordenação, trata-se de uma ilha de resistência à indústria cultural e sua massificação. “Nosso público alvo é a juventude, para quem procuramos reforçar as expressões e manifestações próprias do nosso povo”, afirmou.

Jacy Mendes adiantou que o projeto irá procurar novamente parceria com a Prefeitura local para o fortalecimento do Ponto de Cultura, um dos mais atuantes do Estado da Paraíba. O “Cantiga de Ninar” oferece oficinas e atividades nas áreas de comunicação comunitária, música, literatura, teatro, artesanato, culturas populares e artes integradas.


TC reprova contas de 2012 da Câmara de Itabaiana e Pastor Ronaldo terá que devolver mais de R$ 50 mil


O Tribunal de Contas da Paraíba, reunido nesta quarta-feira (10), emitiu parecer contrário às contas de 2012 do ex-prefeito de Puxinanã Abelardo Antonio Coutinho, a ele impondo o débito de R$ 1.028.0600,26 por despesas não documentalmente comprovadas, parte delas com combustível. A decisão deu-se conforme proposta do conselheiro substituto Antonio Gomes Vieira Filho. A ex-gestora do Fundo Municipal de Saúde, Nadja Girleny de Souza Silva, teve as contas do mesmo exercício reprovadas e deve restituir, por gastos sem comprovação, a quantia de R$ 634.061,79. Cabem recursos contra ambas as decisões.

As contas de 2012 da Câmara Municipal de Itabaiana – processo sob relatoria do conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo – foram desaprovadas com imposição de débito superior a R$ 50 mil ao gestor Ronaldo Gomes da Silva (foto) por dispêndios não comprovados com contribuição securitária. Ele, porém, ainda dispõe da oportunidade de comprovação documental desses gastos, em fase de recurso.

Foram ainda aprovadas as contas de 2012 das Câmaras Municipais de Pilar, São José dos Ramos, Juru e Mulungu (com ressalvas nos três últimos casos), E, também, as contas de 2013 das Câmaras Municipais de Duas Estradas, Juru, Aparecida, São Domingos, Nazarezinho, Santa Cruz e Mogeiro (com ressalvas).

VALE G1