PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

ITABAIANA

Professora leva poesia popular à escola através da Academia de Cordel

Professora Sunelma Silva

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos na Escola João Fagundes de Oliveira, em Itabaiana, sob a responsabilidade da professora Sunelma Silva, irão manter contato com a literatura de cordel, através de leitura de folhetos e diálogo com poetas cordelistas. Segundo Sunelma, o objetivo principal do trabalho é valorizar a cultura nordestina. Além de lerem cordéis feitos por artistas locais, os alunos poderão produzir seus próprios trabalhos. Cada aluno lerá uma estrofe, em voz alta, para perceber a musicalidade presente nesse gênero textual.

Para falar sobre análise da estrutura do cordel, foi convidado o poeta Orlando Otávio, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, entidade recém criada em Itabaiana, que congrega cerca de 30 cordelistas da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. “Sem dúvidas, esse trabalho tem tudo para render bons frutos, e esperamos que outros professores atuem de forma interdisciplinar com a literatura de cordel, em parceria com nossa Academia que está pronta para divulgar a poesia popular no meio estudantil”, disse Orlando Otávio.

 O projeto terá início na segunda semana de março próximo. A professora espera contar com outros poetas para falar do cordel, ler suas histórias e distribuir folhetos, além de promover oficinas de elaboração do cordel com os alunos. “Quero colaborar para manter viva essa tradição cultural, ainda mais sabendo do valor do cordel na educação, uma atividade que diverte e estimula os alunos”, disse ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário