PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 28 de março de 2015

Secult disponibiliza prédio em Itabaiana para funcionamento do Ponto de Cultura

Lau Siqueira e Clévia Paz no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar

Baseada no município de Itabaiana, a Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba é uma ONG dedicada à difusão e produção cultural, mantenedora do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, considerado referência no movimento pontista paraibano que terá, finalmente, sede própria, graças ao Governo do Estado da Paraíba que, através da Secretaria de Cultura, está disponibilizando um prédio que pertenceu a uma indústria de moagem e que agora é patrimônio público.

A notícia foi dada pelo próprio Secretário de Cultura, poeta Lau Siqueira, o qual se empenhou pessoalmente para resolver as pendências burocráticas junto à Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – CINEP. Para o Presidente da Sociedade Amigos da Rainha, jornalista Fábio Mozart, o espaço físico será um avanço para Itabaiana. “A segunda etapa de nossa luta será a construção de um Centro Cultural na área, para atender às necessidades das entidades e movimentos culturais do Município e até de cidades vizinhas”, disse ele.

Os militantes do movimento cultural estarão reunidos neste final de semana para a ocupação de um dos espaços do prédio que se encontra abandonado. “O trabalho do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar sensibilizou o Secretário Lau Siqueira, que cedeu o uso desse imóvel pertencente ao Estado para ser a sede da instituição, e nós temos o dever de sermos dignos de tal atitude, lutando para transformar o espaço em um lugar decente para os produtores culturais da cidade”, afirmou Jacy Mendes, coordenadora de literatura do Ponto, que agradeceu também o empenho de Clevia Paz, Articuladora Cultural da Região. 

Para Lau Siqueira, resta aos artistas de Itabaiana ocupar o espaço e produzir. “Se eu conseguir colocar a cultura no pacto social, faremos um projeto básico para recuperação dos prédios que fazem parte da área do antigo moinho, que pertence ao Estado. Por enquanto, esperamos que a Prefeitura local disponibilize algum tipo de apoio para que o Ponto de Cultura possa desenvolver suas atividades no edifício que ainda tem condições de ocupação”, afirmou Lau. “A Secretaria de Cultura do Estado continuará fazendo o que estiver ao nosso alcance”, finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário